O Golden State Warriors está próximo de anunciar uma expansão em suas operações. Segundo o site The Athletic, a franquia será responsável pela operação de uma franquia da WNBA - liga feminina de basquete parceira da NBA.
Ainda conforme a reportagem, o acordo está próximo de ser oficializado. A equipe feminina jogaria no Chase Center, mesmo local onde o time masculino manda seus jogos. Não há problemas de conflitos de data.
O Chase Center fica na cidade de São Francisco, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos. A região é vista com bons olhos para receber uma franquia pela forte cultura de basquete, também presente no feminino. A região conta com times universitários fortes como Stanford e Cal.
Existem equipes na liga com esse mesmo esquema operacional. New York Liberty (WNBA) e Brooklyn Nets (NBA), Indiana Fever (WNBA) e Indiana Pacers (NBA) são exemplos de equipe com esse esquema de operação. Los Angeles Sparks (WNBA) e Los Angeles Lakers (NBA), Minnesota Lynx (WNBA) e Minnesota Timberwolves (NBA) não têm os mesmos donos, mas compartilham arenas e alguns aspectos administrativos.
A WNBA teve sua primeira temporada disputada em 1997 e atualmente conta com 12 franquias. Cathy Engelbert, comissária da liga feminina, revelou a pretensão de ter mais duas franquias na disputa a partir de 2025.