O ala da Seleção da Sérvia Borisa Simanic perdeu um rim após levar uma cotovelada durante jogo contra o Sudão do Sul na Copa do Mundo de Basquete. A partida foi disputada na última quinta-feira (30), em Manila, nas Flilipinas, ainda pela primeira fase do torneio. No dia do lance, o atleta foi atendido no ginásio e levado a um hospital da cidade.
De acordo com o técnico Svetislav Pesic, o jogador perdeu muito sangue. Mesmo assim, a Federação Sérvia de Basquete havia informado inicialmente que as funções renais estavam preservadas. No entanto, neste domingo (3), Simanic voltou a ser internado por se sentir mal e passou por uma cirurgia que resultou na remoção de um rim.
A informação foi confirmada pela Federação apenas nesta segunda-feira (4). Não há previsão de alta médica, mas ele está fora da Copa do Mundo.
O lance aconteceu no jogo que terminou com vitória sérvia por 115 a 83. O atleta do Sudão do Sul, Nuni Omot, tentou se livrar do ala e deu uma cotovelada no adversário. É possível ouvir o grito de dor de Simanic. A partida foi temporariamente paralisada e o sérvio foi retirado da quadra. Ainda na quinta-feira, Simanic foi declarado excluído da Copa do Mundo.
O jogador africano, em entrevista, pediu desculpas. “Não tive a intenção de fazer nenhum tipo de jogada suja. Espero que tenha uma recuperação rápida. Do fundo do meu coração, peço sinceras desculpas”, completou.