Ouvindo...

Draft da NBA: entenda o que é e como funciona processo de recrutamento de jogadores

Nesta quinta-feira (22), equipes vão escolher novos jogadores para seus elencos

Processo de recrutamento será nesta quinta-feira

A NBA terá um importante evento na noite desta quinta-feira (22). As 30 franquias da liga poderão escolher jogadores por meio do Draft, um sistema de recrutamento de novos jogadores para montagem dos elencos para a temporada 2023-24. A Itatiaia explica o que é e como funciona Draft da Associação.

O que é?

O Draft é um evento anual que teve início no ano de 1947. Todos os times da NBA podem escolher jogadores elegíveis que desejam jogar a melhor liga do mundo.

Jogadores do sistema de universidades dos Estados Unidos e ligas profissionais de outros países. São duas rodadas e cada, teoricamente, time tem uma escolha. No total, são 60 jogadores selecionados.

Na prática, nem sempre o time realiza a sua escolha. A posição no recrutamento pode ser negociada por meio de trocas ou franquias podem ser punidas por alguma violação. Neste ano, por exemplo, Chicago Bulls e Philadelphia 76ers foram punidos e não poderão escolher na segunda rodada.

Como funciona?

As 30 franquias são distribuídas a partir de dois processos diferentes. As equipes classificadas para os playoffs são colocadas em forma ‘decrescente': o campeão tem a escolha de número 30, o vice-campeão a escolha 29 e assim sucessivamente de acordo com as campanhas da temporada anterior.

O processo teve início em 1985. As 14 franquias não classificadas para a disputa do título participam de uma loteria. As chances da loteria foram alteradas ao longo do tempo e, atualmente, mas desde 2019 seguem o mesmo formato.

As três equipes de pior campanha têm a mesma probabilidade no topo: 14% de chances de escolher em primeiro, 13,42% em segundo, 12,75% em terceiro e 11,97% em quarto.

A partir disso, as chances para cada equipe vão diminuindo conforme a campanha da equipe tiver sido melhor na temporada anterior.

O sistema de loteria impede que sempre o pior time escolha em primeiro e representa um aspecto esportivo importante. Assim, nenhuma equipe ‘entra para perder’ em busca do melhor jogador disponível na temporada seguinte.

Jogadores elegíveis

Explicado o processo, vem a pergunta: quais jogadores estão disponíveis para serem escolhidos? Os atletas precisam se declarar disponíveis para participar do processo. Atletas de, no mínimo 19 anos e que já tem finalizaram o High School há um ano.

Os jogadores internacionais também precisam ter 19 anos e cumprir pelo menos um dos critérios abaixo:

  • Residir fora dos Estados Unidos por pelo menos três anos antes do Draft enquanto joga basquete fora do país

  • Nunca ter dado início ao processo de entrar numa universidade dos Estados Unidos

  • Nunca ter completado o High School nos Estados Unidos.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.