A NBA terá um importante evento na noite desta quinta-feira (22). As 30 franquias da liga poderão escolher jogadores por meio do Draft, um sistema de recrutamento de novos jogadores para montagem dos elencos para a temporada 2023-24. A Itatiaia explica o que é e como funciona Draft da Associação.
O que é?
O Draft é um evento anual que teve início no ano de 1947. Todos os times da NBA podem escolher jogadores elegíveis que desejam jogar a melhor liga do mundo.
Jogadores do sistema de universidades dos Estados Unidos e ligas profissionais de outros países. São duas rodadas e cada, teoricamente, time tem uma escolha. No total, são 60 jogadores selecionados.
Na prática, nem sempre o time realiza a sua escolha. A posição no recrutamento pode ser negociada por meio de trocas ou franquias podem ser punidas por alguma violação. Neste ano, por exemplo, Chicago Bulls e Philadelphia 76ers foram punidos e não poderão escolher na segunda rodada.
Como funciona?
As 30 franquias são distribuídas a partir de dois processos diferentes. As equipes classificadas para os playoffs são colocadas em forma ‘decrescente': o campeão tem a escolha de número 30, o vice-campeão a escolha 29 e assim sucessivamente de acordo com as campanhas da temporada anterior.
O processo teve início em 1985. As 14 franquias não classificadas para a disputa do título participam de uma loteria. As chances da loteria foram alteradas ao longo do tempo e, atualmente, mas desde 2019 seguem o mesmo formato.
As três equipes de pior campanha têm a mesma probabilidade no topo: 14% de chances de escolher em primeiro, 13,42% em segundo, 12,75% em terceiro e 11,97% em quarto.
A partir disso, as chances para cada equipe vão diminuindo conforme a campanha da equipe tiver sido melhor na temporada anterior.
O sistema de loteria impede que sempre o pior time escolha em primeiro e representa um aspecto esportivo importante. Assim, nenhuma equipe ‘entra para perder’ em busca do melhor jogador disponível na temporada seguinte.
Jogadores elegíveis
Explicado o processo, vem a pergunta: quais jogadores estão disponíveis para serem escolhidos? Os atletas precisam se declarar disponíveis para participar do processo. Atletas de, no mínimo 19 anos e que já tem finalizaram o High School há um ano.
Os jogadores internacionais também precisam ter 19 anos e cumprir pelo menos um dos critérios abaixo:
Residir fora dos Estados Unidos por pelo menos três anos antes do Draft enquanto joga basquete fora do país
Nunca ter dado início ao processo de entrar numa universidade dos Estados Unidos
Nunca ter completado o High School nos Estados Unidos.