Técnico do Minas, Leo Costa fez uma avaliação à Itatiaia sobre a temporada 2022/2023 da equipe. Para o treinador, o ano teve saldo “positivo”. As disputas terminaram na última terça-feira (23), com eliminação na semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) para o Franca.
“Foram muitas lesões, troca de um jogador que veio para ser protagonista (Novar Gadson, que deixou o clube em novembro de 2022 por questões particulares), demoramos para achar um americano (Eden Ewing, contratado em janeiro), não deu para trazer, veio no estouro do cronômetro o Eden. Contextos diferentes que nos trouxeram desafios muito grandes”, iniciou.
“Quando tivemos a equipe praticamente completa, o Wesley (Castro) teve uma situação infortuna no primeiro jogo da semifinal do NBB, vinha muito bem, com 19 pontos. Um minuto do quarto quarto ele machuca, e ali muda um pouquinho o cenário daquele jogo, que poderia ter sido diferencial para nós na série”, emendou, antes de abordar outros torneios no ano.
“Mas de forma geral, com exceção do Super 8, uma decepção natural porque não avançamos à semifinal, defendia o título, e acabamos em quinto, abaixo do esperado, mas depois volta para a Champions, com um grupo difícil, na semifinal ficamos a 5 pontos contra o Flamengo. E na semi contra o Franca, foi no detalhe”, completou, antes de concluir.
“Acho que o saldo é positivo, sempre temos que querer mais, mas é entender que tinham outras equipes com investimento e trabalho, tem méritos do outro lado também”.
Próxima temporada
Pela posição no NBB, o Minas não deve disputar a próxima Champions League, mas deve marcar presença na Liga Sul-Americana - torneio de nível inferior.
Os contratos de todos os
“Tem a Liga Sul-Americana, que também é importante, e sobre o processo de reconstrução de uma temporada para outra, ainda há indefinições. Buscamos renovações para manter uma identidade, desde que cheguei ainda não conseguimos manter mais do que três. Há ainda dúvidas do que vai dar certo, então temos que aguardar, ver, para depois ir montando o elenco e as projeções nos campeonatos”, encerrou.
Elenco do Minas
Alexey Borges - armador
Lucas Faggiano - armador
Alexei Patrício - armador
Isaac Hamilton - ala-armador
Shaquille Johnson Sr. - ala-armador
Felipe Vezaro - ala
Eden Ewing - ala-pivô
Renan Lenz - ala-pivô
Wesley Castro - pivô
Alexandre Paranhos - pivô