Ouvindo...

Basquete: Minas tem concorrência por destaques e pode passar por reformulação

Minas encerrou a temporada 2022/2023 nessa terça-feira (23), ao cair na semifinal do NBB

Minas terminou o NBB como quarto colocado, após eliminação na semifinal para o Franca

A temporada 2022/2023 do Minas chegou ao fim nessa terça-feira (23). A equipe perdeu o quinto e decisivo jogo da semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) para o atual campeão Franca por 93 a 79 no Pedrocão, na cidade do interior de São Paulo, e agora já pensa no segundo semestre de 2023.

O Minas deve ter dificuldades para montar o time para a temporada 2023/2024 e manter peças. Isso porque o contrato de todos os jogadores se encerraram com o fim do NBB, e destaques do time despertam o interesse de rivais.

Principais nomes do Minas no ano, o armador Alexey Borges e o ala-armador estadunidense Shaquille Johnson Sr. interessam ao Flamengo - informação do podcast Café Belgrado, confirmada pela Itatiaia. Alexey, de 27 anos, atua pelo Minas desde 2021, enquanto Shaq Johnson, de 33, defende a equipe desde 2020.

Do atual elenco, o ala-pivô Renan Lenz, capitão minastenista, é outro remanescente de 2021. Todo o restante foi reforço para a temporada 2022/2023 - com exceção de jogadores que também são utilizados em torneios de base.

A comissão técnica do Minas, contudo, deve se manter. Isso porque a equipe, comandada pelo treinador Leo Costa, tem contrato até o fim da próxima temporada. Leo Costa treina o time minastenista desde 2019.

O Minas terminou a temporada como quarto colocado do NBB. O time caiu nas quartas de final da Copa Super 8 e foi terceiro da Champions League Américas - os dois torneios tiveram o Franca como campeão.

Elenco do Minas

  1. Alexey Borges - armador

  2. Lucas Faggiano - armador

  3. Alexei Patrício - armador

  4. Isaac Hamilton - ala-armador

  5. Shaquille Johnson Sr. - ala-armador

  6. Felipe Vezaro - ala

  7. Eden Ewing - ala-pivô

  8. Renan Lenz - ala-pivô

  9. Wesley Castro - pivô

  10. Alexandre Paranhos - pivô

Minas em 2023/2024

Na temporada que vem, o Minas não deve disputar a Champions League Américas - principal torneio da América Latina. Bauru, campeão da Liga Sul-Americana; Franca, campeão da Copa Super 8; São Paulo, finalista do NBB; e Flamengo, melhor colocado na liga depois dos dois finalistas, são os brasileiros cotados para estarem no campeonato.

O Minas deve fazer parte dos brasileiros que compõem a Liga Sul-Americana, junto de: Paulistano, Pinheiros e de uma equipe da edição de 2023 do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) a ser definida - os melhores colocados têm preferência.

O time minastenista seguirá no NBB, e a disputa da Super 8 dependerá da posição da equipe no primeiro turno - os oito melhores colocados entram em quadra pela copa.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.