A partida entre Los Angeles Lakers e Denver Nuggets nesta segunda (22), às 21h30 (de Brasília), pode ser a última pela final da Conferência Oeste. Jogando em Los Angeles, o Denver precisa apenas de mais uma vitória para encerrar o confronto com quatro vitórias e zero derrotas. O feito, conhecido por ‘varrida’, nunca foi alcançado pelo Nuggets.
Nas quatro vezes que disputou a final da Conferência (1978, 1985, 2009, 2020) foi superado. O time nunca disputou um jogo da grande final da NBA. Uma vitória como visitante nesta noite altera esse panorama e garante, pela primeira vez, o título de Conferência para a equipe e o passaporte carimbado para a disputa do título da liga.
Denver terá seus principais jogadores em quadra. O pivô sérvio Nikola Jokic e o armador Jamal Murray seguem atuando em alto nível e liderando a equipe que venceu os três jogos disputados. Os jogadores, assim como a equipe, também nunca disputaram a final da NBA.
O Los Angeles Lakers entra em quadra pela sobrevivência. Nunca na história da NBA uma equipe conseguiu reverter uma desvantagem de 3 a 0. LeBron James e Anthony Davis vão tentar liderar a icônica franquia ao feito inédito.
James, inclusive, é um ponto importante do andamento da série. O jogador convive com lesões, mas atuou em todos os jogos da série. Em caso de vitória dos mandantes na CryptoArena, o jogo cinco da série será disputado em Denver, na quarta (24).