O San Antonio Spurs comemorou bastante o sorteio que colocou a franquia com a primeira escolha no Draft deste ano. A franquia texana terá a oportunidade de escolher o pivô francês Victor Wembanyama. O jogador, de 2m04, é um dos prospectos mais antecipados desde LeBron James em 2003.
Wembanyama é filho de um casal que também foi atletas. O pai disputava provas de atletismo e a mãe jogou basquete. Os irmãos também praticam esportes - a irmã joga basquete e o irmão jogou basquete e handebol.
A carreira do pivô começou na temporada 2019-20 no Nanterre 92, equipe profissional da França. Ele atuava na equipe principal e, em parelelo, também jogava pelas equipes Sub-21 e Sub-18.
Foram dois anos de adaptação para subir um degrau no basquetebol da França. Em 2021, Wembanyama assinou com o ASVEL. O clube disputava as competições nacionais e a Euroliga - principal competição de clubes do continente.
O ASVEL tem como presidente Tony Parker. O ex-armador francês é um dos maiores jogadores da história do San Antonio Spurs - clube que deve ser o destino do prospecto. Foram dois anos de adaptação para subir um degrau no basquetebol da França. Ele defendeu a equipe até julho de 2022.
O terceiro clube da carreira do jogador foi o Metropolitans 92. Atual equipe do jogador, ele foi convencido pela boa reputação do treinador Vincent Collet em desenvolver e dar oportunidades a jovens jogadores.
Acompanhado pela NBA
A principal liga de basquete do mundo tem os olhos voltados para o jogador. Por meio do seu aplicativo, faz transmissões dos jogos da equipe de Wembanyama, algo inédito na história recente. A NBA, normalmente, não dá muitos holofotes aos prospectos estrangeiros.
Apesar da altura e de jogar como pivô, o francês tem características incomuns para a posição. Ele consegue ter facilidade para conduzir e driblar, tem bom chute da linha de três pontos e consegue defender jogadores de outras posições.
Por todo esse potencial, ele foi um dos jogadores mais cortejados pelas equipes da NBA. O Draft acontece no dia 22 de junho, uma quinta-feira.