Ouvindo...

NBA: Gui Santos busca evolução e quer mostrar que está pronto para o Warriors

Jogador draftado pelo Golden State Warriors em 2022 foi utilizado pelo Santa Cruz Warriors na liga de desenvolvimento da NBA

Gui Santos com a camisa do Santa Cruz Warriors, no primeiro ano após ser draftado pelo Golden State

O ala-armador Gui Santos quer mostrar que está pronto para ser utilizado pelo Golden State Warriors na NBA. O jovem, de 20 anos, foi draftado em 2022 pela franquia de San Francisco, na Califórnia, e passou a primeira temporada no Santa Cruz Warriors, afiliada do Golden State na liga de desenvolvimento da NBA - a G-League.

À Itatiaia, o jogador disse que busca evoluir ainda mais na temporada 2023/2024. No primeiro ano nos Estados Unidos, o brasileiro terminou a temporada com 12,7 pontos, 6 rebotes e 2,2 assistências de média em 26 jogos - oito como titular. O Santa Cruz Warriors terminou na sétima posição da Conferência Oeste e não seguiu para os playoffs da G-League.

Achei que foi uma boa temporada sim, deu para evoluir bastante, ter vários aprendizados. E agora é estar pronto para temporada que vem já evoluir cada vez mais, mostrar para eles que estou pronto e, quando eles quiserem, se Deus quiser na temporada que vem, ninguém sabe, me botarem lá no time principal”, disse.

Gui Santos tem contrato de novato com o Warriors. A equipe é a atual campeã da NBA, mas foi eliminada na semifinal da Conferência Oeste na temporada 2022/2023 - para o Los Angeles Lakers.

Homenagem no Minas

Gui Santos marcou foi presença ilustre no jogo dessa quinta-feira (18) entre Minas e Franca - vitória francana por 95 a 91 na Arena UniBH, em Belo Horizonte, pela terceira partida da semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB). O jogador foi revelado pelo Minas, de onde partiu para a NBA, e se emocionou com uma homenagem que recebeu durante o duelo.

“Sou muito grato, sempre falei que sou grato ao clube por tudo que eles fizeram, sinto que aqui é como se fosse uma segunda casa para mim, ainda mais que tem meu irmão aqui, que está jogando aqui, é sempre uma honra estar aqui. Fizeram uma homenagem para mim hoje, cheguei a até me emocionar lá na hora, mas bacana demais”, afirmou, à reportagem.

Gui Santos estreou como profissional do Minas em 2018, aos 16 anos, e fez 103 jogos com a camisa minastenista, até ser selecionado no Draft da NBA em 2022. Ele conquistou um título no clube: a Copa Super 8 de 2022.

Mundial

Gui Santos é cotado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, entre 25 de agosto e 10 de setembro, em Indonésia, Japão e Filipinas. O jogador valorizou o time do técnico Gustavo De Conti e afirmou não se preocupar com os rivais.

“Se Deus quiser vou estar lá, se Deus permitir. Para falar a verdade, não me preocupo muito com os adversários, mas não em forma de desrespeito, preocupo com o que a gente pode produzir dentro de quadra. E a gente tem um p* time, um time muito bom, então, se a gente jogar direitinho e tudo, tenho certeza que a gente vai conseguir um ótimo resultado neste Mundial”, disse.

O Brasil caiu no Grupo G do Mundial, junto de Irã, Espanha - atual campeã - e Costa do Marfim. Na segunda fase, o grupo do Brasil cruza com o H, com Canadá, Letônia, Líbano e França.

Os dois melhores de cada chave seguem e carregam os primeiros resultados, mas sem enfrentar o time inicialmente do mesmo grupo. O torneio dá duas vagas para cada continente - Américas, Europa, África, Ásia e Oceania - nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

NBA

Gui Santos também palpitou sobre a atual temporada da NBA. Para o jogador, o campeão sairá da Conferência Leste - Boston Celtics ou Miami Heat. Denver Nuggets e Anthony Davis também estão na disputa.

“Eu acho que quem sair do lado do Boston e Miami, eu acho que leva. Mas, não sei, é difícil, porque o Lakers também, cara, quando Anthony Davis resolve jogar… Mas eu acho que é do Leste, eu acho, vamos ver”, afirmou.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.