O ala-armador Gui Santos quer mostrar que está pronto para ser utilizado pelo Golden State Warriors na NBA. O jovem, de 20 anos, foi draftado em 2022 pela franquia de San Francisco, na Califórnia, e passou a primeira temporada no Santa Cruz Warriors, afiliada do Golden State na liga de desenvolvimento da NBA - a G-League.
À Itatiaia, o jogador disse que busca evoluir ainda mais na temporada 2023/2024. No primeiro ano nos Estados Unidos, o brasileiro terminou a temporada com 12,7 pontos, 6 rebotes e 2,2 assistências de média em 26 jogos - oito como titular. O Santa Cruz Warriors terminou na sétima posição da Conferência Oeste e não seguiu para os playoffs da G-League.
“
Gui Santos tem contrato de novato com o Warriors. A equipe é a atual campeã da NBA, mas foi eliminada na semifinal da Conferência Oeste na temporada 2022/2023 - para o Los Angeles Lakers.
Homenagem no Minas
Gui Santos marcou foi presença ilustre no jogo dessa quinta-feira (18) entre Minas e Franca -
“Sou muito grato, sempre falei que sou grato ao clube por tudo que eles fizeram, sinto que aqui é como se fosse uma segunda casa para mim, ainda mais que tem meu irmão aqui, que está jogando aqui, é sempre uma honra estar aqui. Fizeram uma homenagem para mim hoje, cheguei a até me emocionar lá na hora, mas bacana demais”, afirmou, à reportagem.
Gui Santos estreou como profissional do Minas em 2018, aos 16 anos, e fez 103 jogos com a camisa minastenista, até ser selecionado no Draft da NBA em 2022. Ele conquistou um título no clube: a Copa Super 8 de 2022.
Mundial
Gui Santos é cotado para defender a
“Se Deus quiser vou estar lá, se Deus permitir. Para falar a verdade, não me preocupo muito com os adversários, mas não em forma de desrespeito, preocupo com o que a gente pode produzir dentro de quadra. E a gente tem um p* time, um time muito bom, então, se a gente jogar direitinho e tudo, tenho certeza que a gente vai conseguir um ótimo resultado neste Mundial”, disse.
O Brasil caiu no Grupo G do Mundial, junto de Irã, Espanha - atual campeã - e Costa do Marfim. Na segunda fase, o grupo do Brasil cruza com o H, com Canadá, Letônia, Líbano e França.
Os dois melhores de cada chave seguem e carregam os primeiros resultados, mas sem enfrentar o time inicialmente do mesmo grupo. O torneio dá duas vagas para cada continente - Américas, Europa, África, Ásia e Oceania - nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
NBA
Gui Santos também palpitou sobre a atual temporada da NBA. Para o jogador, o campeão sairá da Conferência Leste - Boston Celtics ou Miami Heat. Denver Nuggets e Anthony Davis também estão na disputa.
“Eu acho que quem sair do lado do Boston e Miami, eu acho que leva. Mas, não sei, é difícil, porque o Lakers também, cara, quando Anthony Davis resolve jogar… Mas eu acho que é do Leste, eu acho, vamos ver”, afirmou.