O corpo do músico Jards Macalé será velado nesta terça-feira (18), na Sala Sidney Miller, no Palácio Gustavo Capanema, das 10h às 15h, no Centro do Rio de Janeiro. O enterro está programado para as 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da capital. O
A morte do músico foi anunciada por meio de um comunicado nas redes sociais. “Chegou a acordar de uma cirurgia cantando ‘Meu Nome é Gal’, com a energia e o bom humor de sempre”, diz a nota. O artista estava internado em um hospital na Barra da Tijuca, onde se recuperava de um enfisema pulmonar. Nesta segunda (17), ele sofreu uma parada cardíaca e morreu.
O artista
Macalé nasceu no Rio de Janeiro em 1943. Ele iniciou sua trajetória musical na década de 1960, quando teve sua primeira composição gravada pela cantora Elizeth Cardoso. Por fugir dos padrões comerciais da época, recebeu o apelido de “Anjo Torto da MPB”.
A carreira dele passou por uma virada em 1969, com a performance de “Gotham City” no IV Festival Internacional da Canção. Em 1972, o músico lançou seu primeiro álbum, “Jards Macalé”, misturando estilos musicais como samba, jazz, blues, rock e outros.
Jards Macalé é o responsável por clássicos como “Hotel das Estrelas”, “Mal Secreto” e “Vapor Barato”. Suas músicas também foram gravadas por Gal Costa e Maria Bethânia. O último lançamento do artista foi o álbum “Besta Fera”, de 2019.