Ouvindo...

Relembre como foi o último show de Preta Gil em Belo Horizonte

Cantora, morta nesse domingo (20), aos 50 anos, se apresentou ao lado da família em junho de 2023

Última apresentação de Preta Gil em BH foi na noite de abertura do festival Sensacional, em junho de 2023

Era 23 de junho de 2023, sexta-feira, quando a família Gil desembarcou em Belo Horizonte para o show da turnê “Nós, a gente”. Preta, filha do patriarca da família Gil, ainda um pouco debilitada do grave episódio de sepse que a levou à UTI, se juntou a Mariá Pinkusfeld, sua cunhada, à sua irmã, Nara, e à sobrinha Flor, como parte da equipe de backing vocal do pai, Gilberto.

A apresentação era parte da noite de abertura do festival Sensacional no parque Ecológico da Pampulha, e Preta não ficou a noite toda no palco. Ela era amparada pela família e entrava, de vez em quando, no backstage do palco para se recuperar.

Alguns meses antes, em janeiro de 2023, a cantora havia contado ao público o diagnóstico de câncer colorretal. Três meses depois, em abril, enfrentou um episódio grave de sepse que a levou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Leia mais: Filho único de Preta Gil a homenageou em vida e mudou hábitos após diagnóstico de câncer da mãe

Em junho daquele ano, subiu ao palco na capital para cantar “Vá se Benzer” — música de 2017 com a cantora Gal Costa — e foi ovacionada pelos mineiros. Sob gritos de ‘Preta, eu te amo’, a cantora se emocionou com o carinho e dedicou a música à madrinha Gal, que havia morrido em novembro de 2022 em São Paulo.

Preta emendou com o sucesso Sinais de Fogo — música do álbum de estreia da cantora, o Prêt-à-Porter. Muito emocionada, beijou uma bandeira do Brasil que tinha sido jogada pelo público e a usou para enxugar as lágrimas que escorriam.

Leia mais: Preta Gil foi homenageada por Dieckmann e Gominho no ‘Dia do Amigo’

Morre Preta Gil

Preta passou mal nesse domingo (20), enquanto estava em uma ambulância que a levava para o aeroporto de Nova York, de onde pretendia embarcar para o Brasil. No entanto, a cantora acabou se sentindo mal durante uma sessão de quimioterapia e morreu em casa, nos Estados Unidos. Segundo amigos da cantora, esse teria sido o último pedido da artista, voltar para o Brasil, após descobrir que o tratamento a que se submetia não faria mais efeito.

Preta estava nos EUA para um tratamento experimental, depois de ter esgotado as opções existentes no Brasil, em que fez quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia de remoção de tumores, realizada em agosto de 2024. Nos EUA, a artista também viajava para Washington, onde era atendida em um centro médico especializado.

Em sua última aparição nas redes sociais, há sete dias, no dia 13 de julho, Preta apareceu abatida, mas brincalhona com os amigos Jude Paulla, Dito Espinheira e Cynthia Sangalo. Ela estava sentada na cama enquanto dançava com os colegas.

O cantor, compositor e pai de Preta Gil, Gilberto Gil, divulgou que ele e sua família estão cuidando dos procedimentos para a repatriação do corpo da cantora ao Brasil.

Turnê ‘Nós, a gente’

A turnê ‘Nós, a gente’ era uma celebração aos 80 anos de Gilberto Gil e passou pela Europa — documentada na série ‘Viajando com os Gil’, disponível no Amazon Prime — e por várias cidades do Brasil. Com a família toda presente no palco, a apresentação buscava celebrar as raízes musicais e culturais que formaram a família, tão importante para a música brasileira.

Leia também

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, é repórter da Itatiaia desde abril de 2023, na equipe de redes sociais. Já passou pela redação do jornal Estado de Minas e assessoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem experiência principalmente em vídeos, podcasts e reportagens multimídia.