Belo Horizonte
Itatiaia

Quem foi Ione Borges, apresentadora do ‘Mulheres’, que morreu aos 73 anos

Ícone da TV Gazeta e referência em programas femininos, ela marcou gerações à frente do vespertino junto com Claudete Troiano e outras atrações da emissora

Por e 
Ione Borges
Apresentadora Ione Borges, morreu aos 73 anos, em São Paulo • Divulgação | TV Gazeta

A apresentadora Ione Borges morreu de insuficiência respiratória na madrugada desta segunda-feira (24) aos 73 anos, em São Paulo. Conhecida por comandar o programa "Mulheres", da TV Gazeta, ela era uma das figuras mais marcantes da televisão voltada ao público feminino. Ione deixa o marido, o empresário francês Jean François, com quem era casada desde 1993.

A trajetória de Ione na TV começou cedo. Ainda criança, participou de programas infantis. Na adolescência, tornou-se garota-propaganda do Mappin, função que exerceu por dez anos. Em paralelo, seguiu carreira como modelo, empresária de moda e atriz.

No audiovisual, atuou em filmes e fez parte da primeira versão de "Meu Pedacinho de Chão" (1972), na Globo. A versatilidade ajudou a consolidar o espaço no meio artístico.

O reconhecimento nacional veio no "Mulheres", programa que apresentou de 1980 a 1999. Durante 17 anos, dividiu a atração com Claudete Troiano, formando uma das duplas mais lembradas da TV brasileira. Após deixar o programa, comandou outros vespertinos da Gazeta, como "Pra Você" e "Manhã Gazeta" (2009-2012).

Claudete Troiano se despede de sua parceirinha Ione Borges: ‘Coração apertado’

Em 2010, Ione decidiu se afastar da televisão para cuidar da saúde. A TV Gazeta manteve com ela um contrato vitalício. Mesmo longe da rotina diária, a apresentadora voltou ao ar em momentos pontuais, como quando substituiu Ronnie Von no "Todo Seu", em 2014, e na edição especial de 40 anos do "Mulheres", em 2020.

Nos últimos anos, Ione Borges adotou uma vida discreta, mais próxima da família e distante dos holofotes.

Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein.

Por

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Por

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.