A corrida pela maior premiação do cinema mundial sempre foi marcada por números impressionantes. No entanto, 2026 trouxe uma marca inédita para a história do
Durante décadas, o número máximo de indicações permaneceu em 14, um teto que parecia inigualável e era dividido por três grandes obras do cinema: “A Malvada”, de 1950; “Titanic”, de 1997; e “La La Land: Cantando Estações”, de 2016.
Embora os três filmes tenham sido, por anos, os detentores do recorde de maior número de indicações, apenas Titanic figura entre os maiores vencedores da estatueta dourada. Ao lado de “Ben-Hur” e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, o longa soma 11 vitórias. “La La Land” e “A Malvada” conquistaram seis estatuetas cada.
Apesar de compartilharem números expressivos de indicações, os enredos dos quatro filmes são bastante diferentes entre si. Conheça um pouco da história dos principais indicados da história do Oscar.
Pecadores (2026)
Ambientado na década de 1930, o filme é um terror sobrenatural que acompanha a história dos irmãos gêmeos Smoke e Stack, interpretados por Michael B. Jordan. Ao retornarem à cidade natal, no sul segregado dos Estados Unidos, eles tentam deixar o passado conturbado para trás, mas acabam se deparando com algo muito maior.
Mortes misteriosas e desaparecimentos passam a cercar a comunidade. É nesse contexto que os irmãos descobrem um mal ancestral e sedento por sangue, sendo forçados a lutar não apenas contra o preconceito, mas também contra forças sobrenaturais.
Titanic (1997)
Considerado por muitos um clássico do cinema mundial, o longa narra a história de amor entre Jack, interpretado por Leonardo DiCaprio, um jovem pintor pobre, e Rose, vivida por Kate Winslet, uma aristocrata. Os dois se conhecem a bordo da viagem inaugural do RMS Titanic.
O romance floresce de forma intensa e controversa pouco antes de uma tragédia selar o destino do navio no fundo do oceano Atlântico.
La La Land: Cantando Estações (2016)
Em Los Angeles, o pianista purista de jazz Sebastian, interpretado por Ryan Gosling, e a aspirante a atriz Mia, vivida por Emma Stone, se apaixonam enquanto buscam o sucesso profissional.
Quando finalmente se veem próximos de realizar seus sonhos, precisam decidir entre o amor e a ambição. O musical explora a tensão entre esses dois caminhos, culminando em escolhas difíceis e contraditórias.
A Malvada (1950)
O clássico retrata os bastidores da Broadway, onde a veterana atriz Margo Channing, interpretada por Bette Davis, acolhe uma jovem e aparentemente ingênua fã, Eve Harrington, vivida por Anne Baxter.
Com o passar do tempo, Eve se revela uma manipuladora implacável, disposta a tudo para roubar a carreira e a vida de sua ídola. O elenco ainda conta com nomes como Marilyn Monroe e George Sanders.
Onde assistir aos recordistas?
Para quem deseja conferir os filmes com maior número de indicações ao Oscar, as plataformas de streaming facilitam o acesso. “Pecadores” está disponível no catálogo da HBO Max, assim como “La La Land: Cantando Estações”.
Já Titanic pode ser assistido na Disney+. A Malvada está disponível para aluguel na Apple TV e no Google Play Filmes.