A Ador, gravadora com controle sobre o grupo de k-pop NewJeans, anunciou a saída da integrante Danielle na madrugada dessa segunda-feira (29). Por meio de um comunicado oficial, a empresa divulgou que
“No caso de Danielle, determinamos que seria difícil continuar juntos como integrante do NewJeans e artista da Ador e, hoje, notificamos a rescisão de seu contrato de exclusividade”, afirma o comunicado.
Ainda nesse domingo, a Ador anunciou que estava tendo conversas para decidir o futuro de Minji, que segue sob exclusividade.
Processo
A saída de Danielle acontece após embates entre as integrantes do NewJeans e a gravadora. Segundo a Billboard, em outubro, a justiça da Coreia do Sul não acatou as declarações do grupo de assédio no local de trabalho. As integrantes tentaram deixar a empresa, mas o contrato segue até julho de 2029.
Além do fim do contrato, a empresa também afirmou que irá processar a ex-integrante. “Planejamos buscar responsabilização legal contra um membro da família de Danielle e a ex-CEO Min Heejin, que têm responsabilidade significativa por desencadear esta disputa, pela saída e retorno atrasado do NewJeans”.
A Ador também especificou porque Danielle foi desligada da empresa. “Ela cometeu atos que violaram o contrato exclusivo. Por exemplo, a assinatura de outros contratos, o envolvimento em atividades de entretenimento de forma independente ou atos que prejudique a honra e a reputação do grupo NewJeans. A Ador solicitou a correção dessas questões, mas, como nenhuma retificação foi feita no prazo estabelecido, notificamos a rescisão do contrato”.
O NewJeans e polêmicas
NewJeans é um grupo feminino sul-coreano de K-pop formado pela ADOR, uma subsidiária da HYBE. O grupo estreou em 22 de julho de 2022 com o single Attention e rapidamente chamou atenção.
Sua formação original é formada por Hanni, Haerin, Hyein, Minji e Danielle. Seus maiores sucessos são Ditto e OMG, que ultrapassam 850 milhões de reproduções no Spotify.
Em outubro de 2024, a integrante
Já em novembro do ano passado, durante uma live, as integrantes do NewJeans expuseram para os fãs que viviam situações desfavoráveis na empresa. Já em fevereiro de 2025, as componentes do grupo abriram contas pessoais no Instagram, algo que é proibido por contrato.
Elas também anunciaram que estavam lançando um novo grupo, chamado NJZ. No entanto, o grupo segue atrelado à Ador até 2029 por obrigatoriedade contratual. Vale lembrar que as integrantes do grupo têm entre 17 e 21 anos.