Itatiaia

Mensagem foi responsável por ajudar bombeiros a localizarem helicóptero com Rick

Segundo a corporação, a aeronave não pegou fogo nem explodiu durante a queda em Urubici, Santa Catarina

Por
Além de Rick, aeronave era ocupada pelo empresário mineiro Bruno Avelar, o videomaker Paulo Soares, o piloto e uma quinta pessoa
Além de Rick, aeronave era ocupada pelo empresário mineiro Bruno Avelar, o videomaker Paulo Soares, o piloto e uma quinta pessoa • Divulgação/Bombeiros/Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina explicou que uma mensagem enviada pelo sobrinho do piloto Antonio Roberto Nóbrega foi fundamental para que as equipes de resgate encontrassem o helicóptero. Nesta terça-feira (22), a aeronave em que o cantor Rick e mais quatro pessoas estavam foi encontrada em Urubici, no estado de Santa Catarina.

Segundo informações divulgadas pelo tenente-coronel Hugo Manfrin, o sinal da mensagem enviada foi cruzado com a área monitorada, o que auxiliou na localização do helicóptero e no encontro das cinco vítimas da queda.

A Força Aérea Brasileira (FAB), informou que a “caixa-preta” da aeronave foi localizada e que o equipamento será levado ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), em Brasília. Vale lembrar que o item é responsável por registrar comunicações e sons que acontecem na cabine de comando das aeronaves.

Após a coleta de evidências, os destroços do helicóptero foram encaminhados às autoridades. O local do acidente deve, segundo o Cenipa, ser isolado e preservado, conforme o art. 88-O do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

O caso

As cinco vítimas morreram após o helicóptero em que estavam desaparecer na localidade de Santa Bárbara, em Santa Catarina. Os destroços da aeronave foram localizados cerca de 20 horas após a perda do sinal.

Segundo as informações, o helicóptero enfrentava condições meteorológicas adversas na região. A aeronave havia decolado de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, com destino a São Joaquim, na Serra catarinense.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) afirmou que vai investigar as causas da queda do helicóptero. Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, na Ação Inicial, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por investigadores qualificados e credenciados que realizam a coleta e confirmação de dados, a verificação dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações relevantes.

Ainda de acordo com a FAB, a investigação será concluída no menor prazo possível, considerando a complexidade da ocorrência e a necessidade de identificação dos possíveis fatores contribuintes.

Com informações de CNN Brasil

Por

Maria Luíza Mendes é estagiária do portal Itatiaia e estudante de jornalismo na PUC Minas. Apaixonada por esportes e entretenimento, Maria possui experiência anteriores em outros portais online e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

 

 

Belo Horizonte