A novela turca “
Lançada em 2016, a novela turca é uma adaptação da série japonesa “Mother”, de 2010, que aborda maus-tratos, abandono, a maternidade e vínculos afetivos.
Na trama, Zeynep é uma jovem professora solitária que encontra em Melek, sua aluna de 7 anos, os reflexos de uma infância marcada pela dor. Afinal, a história dela também é marcada por perdas e traumas.
Miss Turquia estrela novela exibida pela Record; conheça Cansu Dere Novelas turcas com final e histórias emocionantes para assistir
Em 2018, “Mãe” foi a novela turca mais exportada, sendo exibida na TV aberta em diversos países, como Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Peru, Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Uruguai.
No Brasil, a novela também pode ser vista no Globoplay, onde chegou a ser o conteúdo mais assistido.
Veja o resumo semanal
Segunda-feira (27)
Melek se prepara para ir para escola e, sem querem, acorda sua mãe que reclama do barulho. Zeynep começa a trabalhar como professora temporária na escola e conhece Melek. Durante a aula ela percebe que a pequena tem dificuldade em realizar a atividade proposta. Mais tarde, Zeynep comenta com a coordenadora, que diz que a garota vive num contexto familiar complexo. Ao voltar para casa, Melek fica apreensiva ao ver o sapato do padrasto na porta. Zeynep encontra Melek andando sozinha na rua e percebe que ela tem um hematoma. A direção da escola e o conselho tutelar são informados sobre a situação de Melek, mas decidem não intervir. Zeynep chega ao limite e decide ajudar Melek.
Terça-feira (28)
Inconformada com a realidade de Melek, Zeynep elabora um plano para tentar levar a pequena embora. Após uma noite de abusos e violência Sule e Cengiz se surpreendem ao ver Melek se arrumando para ir à escola. Zeynep e Melek simulam uma situação e escapam juntas para Istambul. A ausência repentina da filha deixa Sule em choque, e a relação dela com Cengiz começa a se deteriorar. Gonul sai da prisão após anos cumprindo sentença e, determinada a enfrentar o passado, vai ao escritório de Cahide. Na saída ela se surpreende ao encontrar a filha Zeynep. Ali é convocado pela redação para cobrir o desaparecimento de Melek.
Quarta-feira (29)
Na chegada a Istambul, Zeynep e Melek enfrentam desafios para manter em segredo a nova vida. Melek passa se chamar Turna e faz uma nova amiga, que lhe traz esperança em meio às dificuldades. Zeynep pede um empréstimo a Gonul para se manter com a menina até conseguir um novo trabalho. Sule fica apreensiva ao ver Ali tentando fotografá-la. Na recepção do hotel em Istambul, Zeynep vê a foto de Melek no jornal com a notícia de seu desaparecimento. Sule é colocada diante de uma decisão difícil: escolher entre o namorado violento ou a filha desaparecida. Melek/Turna tem uma crise de choro ao ver a mãe biológica na TV. Cengiz sugere que Sule venda informações da filha para Ali. Zeynep vai a uma entrevista de emprego e deixa a menina sozinha no hotel.
Quinta-feira (30)
Gamze e Duru chegam para visitar Zeynep e ficam espantadas ao verem Turna/Melek. Cengiz não suporta ser vigiado por Ali e fala com o jornalista. Durante a conversa, Ali questiona sobre o fato de a menina ter saído sozinha de casa e Cengiz fica agressivo. Mais tarde, o jornalista procura Zeynep e diz que precisa falar sobre a menina desaparecida. Zeynep procura trabalho, Turna/Melek fica doente e procura Gonul. Cengiz decide ir embora, mas Sule implora para não ser abandonada. Zeynep volta ao hotel e se assusta quando percebe que a “filha” não está no quarto.
Sexta-feira (31)
Zeynep e Turna/Melek passam um tempo com Gonul. As investigações sobre o desaparecimento de Melek se aprofundam. Após o desabafo de Zeynep, Gonul chora escondida. Cahide confronta Gonul e exige que ela se afaste de Zeynep. Gonul vê a foto de Turna no jornal e percebe que ela é Melek, a menina desaparecida. Cahide questiona Zeynep sobre ela nunca ter falado da existência de Turna. Ali vai à casa da família Gunes em busca de notícias sobre Melek. Sule e Cengiz vão até a delegacia para pedir que encerrem o caso do desaparecimento. Com remorso, Sule chora lembrando da filha.