Ouvindo...

Mãe de Pedro Bial morre um dia após comemorar aniversário

Susanne Bial, que veio refugiada da Alemanha para o Brasil na adolescência, morreu aos 101 anos hoje

Pedro Bial e a mãe, Susanne

Susanne Bial, mãe de Pedro Bial, morreu nesta sexta-feira (4). A informação foi confirmada pelo próprio jornalista nas redes sociais.

“Uma vida vividíssima, de muita luta, muita alegria, muito prazer, encontro e escuta”, escreveu Pedro Bial.

A morte de Susanne ocorre um dia após ela completar 101 anos. O jornalista não falou sobre a causa do falecimento da mãe.

Leia também

Famosos se manifestam

O perfil no Instagram de Pedro Bial foi tomado por mensagens de pêsames de famosos e fãs do jornalista.

“Meus profundos sentimentos”, escreveu Eliana. “Um abração carinhoso pra você", comentou Fátima Bernardes.

“Deus conforte seu coração. Meus sentimentos”, postou Belo. “Pedro. Meu abraço carinhoso”, disse Serginho Groisman.

Angélica, Lilia Cabral, Tiago Iorc, Leo Jaime e Manuela Dias também se manifestaram.

Quem foi Susanne Bial?

Nascida em Berlim, na Alemanha, em 3 de julho de 1924, Susanne chegou ao Brasil como refugiada ainda na adolescência. No país, ela se tornou psicanalista.

Em 2012, Susanne fez uma rara participação na TV. Ela apareceu no “Mais Você", comandado por Ana Maria Braga na Globo, onde fez uma homenagem para o filho, que não segurou as lágrimas.

“Ele se criou, vamos dizer. Ele sempre foi muito interessado em tudo, não aceitava ordens propriamente ditas, fazia o que bem entendia. Lia muito, gostava de saber, de conhecer através de livros, de pessoas, aceitando opiniões, mas discutindo também”, afirmou ela na ocasião, que acrescentou. “Hoje ele me segura, me dá todo apoio, é todo meu equilíbrio.”

“Veio com 13, 14 anos pra cá, refugiada, se inventou e reinventou várias vezes. Foi viúva jovem. Chega uma hora da vida que a gente tem que se perguntar: será que eu seria amigo da minha mãe se ela não fosse minha mãe? E aí me perguntei isso e passei a admirá-la, não apenas por ela vir ao mundo, mas pela pessoa que ela é. Mesmo se não fosse minha mãe, eu ia cair de admiração pela história dela, pela força, pela garra”, destacou Bial à época

Em 2023, ela apareceu novamente, desta vez, no Encontro, onde voltou a falar sobre o filho que havia acabado de assumir o Linha Direta.

“Pedro, meu querido, você sabe que eu sempre tenho muito prazer de ser sua mãe, de ter chegado nessa idade e ainda ver você renovando coisas, talvez modificando ou melhorando como você sempre tenta fazer. Desejo, meu filho querido, sucesso! Tenho certeza que o melhor sempre será feito como sempre foi seu desejo na vida”, afirmou.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.