Ouvindo...

Economista Gil do Vigor alerta para impactos da guerra no Brasil: ‘vai afetar ainda mais’

Ex-BBB Gil do Vigor é economista e faz doutorado nos Estados Unidos (EUA)

Gil do Vigor participou do BBB 21, que teve Juliette como campeã

O ex-BBB Gil do Vigor, que é economista e faz doutorado nos Estados Unidos (EUA), usou as redes sociais para alertar sobre os impactos da guerra no Brasil.

Ontem, o presidente Donald Trump afirmou que o país realizou ataques “bem-sucedidos” contra três instalações nucleares no Irã, marcando a entrada na guerra ao lado de Israel.

Gil do Vigor esclareceu que a economia global será afetada. “O Irã está entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo, ou seja, qualquer tipo de conflito que o país participe irá afetar diretamente o preço do petróleo - ele vai subir”.

Leia também

“Para piorar, o Irã controla o estreito de Ormuz - que é basicamente o canal estratégico que passa 20% de todo petróleo que é transportado no mundo. O Irã falou que se os Estados Unidos entrassem em conflito, ele iria fechar esse trecho e, automaticamente, isso vai afetar ainda mais o preço do mercado global”, acrescenta.

Gil explica que isso encarece além do preço da gasolina. “Quando o preço do petróleo sobe tudo fica mais caro... combustível, transporte, energia, até a comida que você vai lá no supermercado pegar. Isso vai afetar diretamente o Brasil, porque o nosso país possui economia altamente conectada com o mundo, e fora que Brasil é o segundo maior produtor e exportador de etanol do mundo.”

Ele explica: “O etanol é concorrente direto da gasolina, então se o preço da gasolina sobe, o preço do etanol sobe também. E o etanol é feito de cana-de-açúcar, logo o açúcar fica mais caro. É quase gente como um efeito cascata. Ou seja, a inflação do Brasil também sobe.”

“Se isso ocorre o Branco Central tem que subir juros para controlar a inflação. Juros mais caros encarece o crédito para investidores - o investimento cai, consumo cai - e gera esse efeito dominó", completa.

O ex-BBB encerra: "É muito triste, mas independente dos efeitos que são da economia em si, esses desdobramentos... a gente está falando sobre vidas, só queremos paz, porque é na paz onde todos os países podem prosperar juntos.”

‘Influenciador de verdade’

Após usar o espaço para fim educativo, Gil do Vigor foi bastante elogiado nas redes sociais. “Influenciador de verdade é aquele que nós aprendemos todas as vezes que aparece”, disse uma pessoa.

“Eu conto na palma da mão as figuras públicas tão necessárias quanto você! Obrigada”, escreveu outra.

“Muito obrigado pela explicação breve, simples e objetiva”, agradeceu mais uma pessoa. “Silêncio minha aula começou. Sempre espero um vídeo do Gil, pra entender tudo melhor, você é muito didático Gil, te amo”, declarou mais uma.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.