Itatiaia

Causa da morte do ator Gracindo Jr. é revelada

Gracindo Jr. morreu aos 83 anos nessa terça-feira (1ª)

Por
Gracindo Jr. morreu aos 83 anos
Gracindo Jr. morreu aos 83 anos • TV Globo / Renato Rocha Miranda

A causa da morte do ator e diretor Gracindo Jr. foi divulgada na manhã desta quarta-feira (2). O ex-global faleceu ontem à noite de causas naturais em sua casa no Rio de Janeiro, informou a emissora.

Gracindo deixa a esposa Daisy Poli, com quem ficou junto por quase 50 anos, e cinco filhos, sendo dois atores conhecidos: Gabriel Gracindo, de 48, e Pedro Gracindo, de 41. O corpo do ator será cremado nesta quinta-feira (3), no Rio.

Gracindo Jr. é filho do ator Paulo Gracindo (1911-1995) e dedicou mais de 50 anos de sua vida à arte. Em 1965, ele participou da inauguração da TV Globo, emissora onde trabalhou em novelas e programas históricos.

“Eu entrei no início da TV Globo. Ela estreia em abril de 1965, em dezembro de 1964 eu já estava contratado”, relatou ao memória Globo em 2022.

Carreira

Nascido Epaminondas Xavier Gracindo, o artista iniciou carreira aos 15 anos, em 1959, época em que trabalhou na Rádio Nacional como ator e redator. No teatro, ele estreou em "A Escada, de Oswald de Andrade".

Na Globo fez diversas novelas, entre elas, "Rosinha do Sobrado", "Padre Tião", "A Rainha Louca", "A Próxima Atração", "Os Ossos do Barão" e "Supermanoela".

Além disso, ele fez "O Bem Amado" ao lado do pai, Paulo Gracindo, e "O Casarão". Eles interpretaram o protagonista nas versões jovem e mais velho.

O ator também esteve em "Mandala", "O Salvador da Pátria", "Rainha da Sucata", "Deus nos Acuda", "Explode Coração", "Anjo de Mim", "Esplendor" e "Celebridade".

Como diretor, atuou em "Marron-Glacé" e no programa "Os Trapalhões", e criou e apresentou os primeiros videoclipes exibidos pelo "Fantástico" com artistas brasileiros.

Ele também acumulou vários papéis no cinema, entre os filmes estão: "Os Homens que eu Tive" (1973); "Os Trapalhões na Serra Pelada" (1982); "Floresta das Esmeraldas" (1985); "Desterro" (1991); "A Selva" (2004); e "Segurança Nacional" (2010).

Nos anos 2000, ele atuou em novelas da TV Record, como "Cidadão Brasileiro", "Poder Paralelo" e na minissérie "Rei Davi".

Gracindo se formou em psicologia, mas nunca trabalhou na área.

Por

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‶NaTelinha” e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte