Dois astros do grupo sul-coreano de
Dezenas de fãs se reuniram no local onde os astros do K-pop RM e V concederam uma entrevista coletiva, perto das duas bases militares de onde eles foram dispensados. O grupo musical mais famoso da Coreia do Sul, o
Reina Lorena Quintero Sevilla passou quase 18 horas em um avião vindo da Cidade do México. “Juro que não pareceu tanto tempo, porque estamos muito animadas por estar aqui, por ver os meninos serem liberados, animadas por estar na Coreia do Sul, nas cidades natais dos nossos meninos, que amamos, que adoramos”, disse ela.
RM e V começaram seu serviço em dezembro de 2023, enquanto três outros membros do BTS — Jin, J-Hope e Suga — já estavam há meses em seu alistamento.
Jin, o membro mais velho do supergrupo de K-pop, foi dispensado do exército em junho de 2024. J-Hope foi dispensado em outubro. Jimin e JungKook devem ser dispensados ainda esta semana.
O sétimo membro, Suga, está cumprindo seu dever como agente de serviço social, uma alternativa ao serviço militar. Ele deve ser liberto ainda este mês.
Serviço Militar na Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, todos os homens fisicamente aptos com idade entre 18 e 28 anos são obrigados por lei a cumprir de 18 a 21 meses de serviço militar sob um sistema de recrutamento criado.
A lei concede isenções especiais a atletas, músicos clássicos e tradicionais, bailarinos e outros dançarinos, caso tenham conquistado prêmios importantes em determinadas competições e sejam considerados como tendo prestígio nacional elevado. Estrelas do K-pop e outros artistas não estão sujeitos a tais privilégios.
No entanto, os membros do BTS conseguiram adiar seu serviço depois que a Assembleia Nacional revisou a Lei do Serviço Militar, permitindo que as estrelas do K-pop adiassem seu alistamento até os 30 anos. Houve um debate público sobre se deveriam ser oferecidas isenções especiais para os membros do BTS, até que a agência de gestão do grupo anunciou em 2022 que todos os sete membros cumpririam com suas funções.