Itatiaia

BBB 26: Prova do Líder consagra novo participante nesta quarta-feira

Público descobrirá o sucessor de Ana Paula Renault, vencedora das últimas duas Provas do Líder

Por
Juliano pode ser indicado se Samira vencer a Prova do Líder
Juliano pode ser indicado se Samira vencer a Prova do Líder • Reprodução/Globoplay

Mais um participante será consagrado com a liderança da semana após a Prova do Líder desta quarta-feira (1º). Esta será a 13ª disputa da temporada.

Nessa terça-feira (31), o apresentador Tadeu Schmidt revelou que a prova será realizada no programa ao vivo, com início previsto para as 22h25.

Nesta noite, o público do BBB 26 descobrirá o sucessor de Ana Paula Renault, que venceu as duas últimas disputas.

Reta final pode sofrer mudanças

A reta final do BBB 26 pode sofrer alterações em razão de uma notificação do Ministério Público Federal (MPF) que pede o fim de dinâmicas consideradas agressivas aos participantes.

Para o órgão, os confinados não devem ser submetidos à privação de banheiro, água ou alimentação durante as atividades. A orientação pode impactar diretamente as próximas provas do reality.

"A TV Globo deve vetar provas que exijam mais de três horas ininterruptas em pé ou isolamento com luzes intensas. A emissora precisa, ainda, garantir intervalos regulares para descanso, alimentação e hidratação em disputas longas", destacou o MPF.

Como a última prova da temporada — que garante ao vencedor a primeira vaga na final e um lugar no pódio — costuma ser de resistência, a direção do programa deve avaliar possíveis mudanças para atender às recomendações.

Além do impacto nas provas de resistência, o MPF orienta que participantes com problemas de saúde pré-existentes sejam poupados de dinâmicas arriscadas, sem sofrer punições.

O texto também recomenda que os confinados não sejam penalizados em casos de mal-estar físico ou mental. Em relação ao suporte psicológico, o órgão sugere acompanhamento por tempo indeterminado para participantes que desistirem ou forem eliminados.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Globo, responsável pelo reality show, para saber se a notificação pode interferir na reta final do programa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Por

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.

Tópicos