Após a consagração, o mineiro precisou definir quais participantes integrariam o VIP e quais ficariam na Xepa. Na escolha, o brother deu preferência aos últimos competidores que deixaram a prova de resistência.
No VIP, Alberto Cowboy incluiu Jonas Sulzbach, Edilson Capetinha, Marciele, Sarah Andrade, Babu Santana, Juliano Floss e Pedro.
Já a Xepa ficou composta por Brígido, Samira, Breno, Milena, Jordana, Paulo Augusto, Marcelo, Maxiane, Solange Couto, Ana Paula Renault e Sol.
Alberto Cowboy é o primeiro Líder
Sobre a prova: separados em trampolins, os participantes precisavam aguardar o sinal sonoro e buscar, em uma piscina de bolinhas, placas com produtos – podendo ser qualquer uma – dentro do tempo exibido no telão. Após voltar para o nicho à sua frente, o vencedor da rodada anterior deveria sortear um produto e, quem estivesse com ele, ganhava o direito de descansar na rodada seguinte. A competição contou com rodadas eliminatórias e, sempre que elas ocorriam, um participante devia ser eliminado pelo vencedor.
Por conta da vitória, Cowboy agora integra o TOP 5 da história do BBB, que é composto por quem mais permaneceu em provas de resistência.
Na casa, Alberto admitiu que enganou Jonas para vencer a prova. Enquanto conversava com Juliano Floss, Babu Santana e o próprio adversário, Cowboy relembrou um papo que teve com o brother na reta final da disputa, que durou cerca de
Juliano, então, pontuou que os veteranos “estavam super bem”, apesar de ficarem mais de um dia acordados, sem comer, beber água ou ir ao banheiro.