Após 37 anos, busto de Jim Morrison roubado é encontrado em Paris
Obra furtada do túmulo do cantor foi descoberta durante investigação policial

Quase quatro décadas após desaparecer misteriosamente, o busto de bronze que ornamentava o túmulo de Jim Morrison, vocalista da banda The Doors, foi finalmente encontrado pela polícia francesa. A peça, esculpida pelo artista croata Mladen Mikulin e instalada em 1981 no cemitério Père Lachaise, em Paris, foi recuperada durante uma operação policial que investigava um caso de fraude financeira, segundo informações da AFP.
A escultura, que homenageava o ícone do rock - que faleceu em 1971-, havia sido roubada em 1988. Desde então, fãs e curiosos visitam o túmulo, um dos mais famosos do cemitério parisiense, mesmo sem o busto original, deixando flores, bilhetes e grafites.
A descoberta foi feita pelas brigadas financeira e anticorrupção de Paris. As autoridades divulgaram uma imagem da peça recuperada: desgastada pelo tempo, com grafites feitos por admiradores e sem o nariz. A polícia não revelou mais detalhes sobre onde ou com quem o busto foi encontrado.
Morrison havia se mudado para Paris poucos meses antes de sua morte, aos 27 anos, acredita-se que tenha sofrido uma parada cardíaca em uma banheira, embora as circunstâncias nunca tenham sido totalmente esclarecidas.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Paris anunciou que dará o nome do artista a uma passarela próxima à Praça da Bastilha.
Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.



