Belo Horizonte
Itatiaia

Aos 85 anos, Boris Casoy é contratado pelo SBT para novo programa

Estreia de Boris está marcada para o dia 18 de maio, mesma data de lançamento do novo portal de notícias da empresa

Por
Boris Casoy estreia no dia 18 de maio
Boris Casoy estreia no dia 18 de maio • Rogerio Pallatta/SBT

O SBT anunciou, nesta segunda-feira (4), a contratação do jornalista Boris Casoy. Aos 85 anos, ele voltará ao canal após quase três décadas como comentarista de política. Ele também comandará o “Jornal do Boris”, que será exibido no canal do SBT News no YouTube.

A estreia está marcada para o dia 18 de maio, mesma data de lançamento do novo portal de notícias da empresa. Em nota, o jornalista celebrou o retorno à emissora onde iniciou sua trajetória na televisão.

“É um momento de extrema felicidade para uma pessoa da minha idade ter o trabalho reconhecido e estar sendo contratada pela empresa onde comecei profissionalmente no jornalismo televisivo. Imagino que vou encerrar a minha carreira dentro do SBT e informo que ainda tenho muita lenha para queimar”, afirmou.

Ele também destacou a expectativa de contribuir com um jornalismo “correto, independente e voltado para os interesses do telespectador”.

Durante visita ao SBT na última quinta-feira (30), Boris participou ao vivo do Central da Notícia e surpreendeu a jornalista Amanda Klein, com quem já trabalhou. Na ocasião, comentou o cenário político do país, relembrou momentos da carreira e deu uma prévia do estilo que pretende levar ao novo projeto.

Daniela Abravanel Beyruti, CEO do SBT, comemorou a volta do jornalista. “O Boris saiu do SBT, mas o SBT nunca saiu dele. Ele marcou nosso jornalismo com a seriedade de um grande profissional, sem abrir mão da autenticidade e da verdade. Estamos felizes em tê-lo de volta”, declarou.

Trajetória

Boris Casoy iniciou a carreira aos 15 anos como locutor esportivo na Rádio Eldorado. Na televisão, estreou em 1961 como repórter da TV Tupi e também integrou a programação da extinta TV Excelsior, onde apresentou o programa Mosaico na TV.

Em 1988, chegou ao SBT em um movimento considerado inovador na época, ao assumir o comando do Telejornal Brasil (TJ Brasil). À frente do noticiário por nove anos, até 1997, consolidou o modelo de “âncora” no telejornalismo brasileiro, profissional que, além de apresentar as notícias, também comenta, analisa e entrevista ao vivo.

Embora Heraldo Galvão seja reconhecido como o primeiro apresentador de telejornal do país, com o Imagens do Dia em 1950, Boris ficou marcado como o primeiro âncora da TV brasileira, sendo pioneiro ao incorporar opinião e análise aos noticiários.

Durante sua passagem pelo TJ Brasil, ganhou destaque pela postura firme e comentários incisivos, que renderam bordões conhecidos, como “Isto é uma vergonha!” e “Precisamos passar o Brasil a limpo”. O trabalho foi reconhecido com diversos prêmios no Troféu Imprensa, onde foi eleito melhor âncora e teve o telejornal premiado em várias edições.

No SBT, também comandou o SBT Entrevista, participou da primeira transmissão do Oscar pela emissora, em 1994, ao lado de Rubens Ewald Filho, e esteve à frente de projetos como o SBT Repórter e o primeiro debate entre presidenciáveis nas eleições de 1989, realizado em parceria com outras grandes redes.

Ao longo da carreira, passou ainda por emissoras como Record, Band, RedeTV! e TV JB. Atualmente, mantém um canal no YouTube com forte presença digital.

Por

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.