Itatiaia

‘Ainda Estou Aqui’ conquista prêmio histórico um ano após lançamento

Filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” continua colecionando prêmios

Por
Walter Salles e Fernanda Torres na cerimônia do Oscar 2025

Ainda Estou Aqui continua colecionando grandes feitos, mesmo um ano após seu lançamento. O longa recebeu o prêmio de Melhor Filme do Ano pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), também conhecido como Fipresci Grand Prix.

O longa competia com os seguintes filmes:

  • O Brutalista (Brady Corbet);
  • Sirat (Oliver Laxe);
  • O Agente Secreto (Kléber Mendonça Filho);
  • Sinners (Ryan Coogler).

A Fipresci

Ao todo, 739 críticos de 75 diferentes países votaram nesta edição do prêmio, que considerou obras lançadas desde 1 de julho de 2024. A Fipresci é a mais antiga associação de críticos profissionais de cinema e jornalismo cinematográfico e celebra este ano o seu centenário.

Desde a criação, em 1999, o prêmio Fipresci Grand Prix foi entregue a filmes de cineastas de peso, como Maren Ade, Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson, Jean-Luc Godard, Yorgos Lanthimos, George Miller e Chloé Zhao.


Mario Frias diz que filme Ainda Estou Aqui é uma “manipulação psicológica“ | CNN Brasil

Ainda Estou Aqui

Ainda Estou Aqui estreou em 2024 no Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, o primeiro de uma longa lista de distinções que inclui o Oscar de Melhor Filme Internacional, onde também foi indicado a Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres), e o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.

No Oscar de 2025, o filme brasileiro superou A Garota da Agulha, Emilia Pérez, A Semente do Fruto Sagrado e Flow. Já na principal categoria da premiação, Anora foi consagrado com a estatueta dourada.

O longa é baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. A obra conta a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, que se torna ativista política após seu marido Rubens Paiva ser capturado e morto durante a Ditadura Militar no Brasil, em 1971.

Por

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.

 

 

Belo Horizonte