Belo Horizonte
Itatiaia

Adeus Berta Loran: atriz nasceu em outro país e foi conquistada pelo Brasil

Na década de 1950, Berta Loran se separou do primeiro marido e naturalizou-se brasileira

Por
Berta Loran em papéis na Globo
Berta Loran em papéis na Globo • Acervo Globo

A atriz Berta Loran é um dos grandes nomes da comédia na televisão brasileira. Apesar de ter construído uma sólida carreira no Brasil, ela não nasceu no país e tinha outra nacionalidade.

Com seu primeiro marido, Suchar Hadfuss - ator judeu radicado em Buenos Aires, de 51 anos - ela viveu por dois anos em Buenos Aires. Em seguida, o casal viveu sete anos em Portugal.

Morre Berta Loran

A atriz Berta Loran faleceu na noite desse domingo (28), aos 99 anos. Ela estava internada em um hospital em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.

Com uma extensa carreira no teatro e na televisão, Berta se dedicou, principalmente, à comédia. Sua estreia nas telas aconteceu no programa Espetáculos Tonelux, na TV Tupi. Em 1966, recebeu um convite para trabalhar na Globo, em um programa intitulado Bairro Feliz.

Sua última atuação na televisão foi na novela A Dona do Pedaço, onde fez uma participação como Dinorá Macondo, mãe do personagem Juninho (Marco Nanini). Ainda não há informações sobre velório e enterro. A causa da morte também não foi divulgada.

Leia mais:

Por

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.