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Taylor Swift conquista de volta os direitos de seus seis primeiros álbuns

Após anos de disputa, cantora recupera o controle total de sua própria obra e encerra uma das maiores batalhas da indústria da música

Taylor Swift anunciou, nesta sexta-feira (30), que finalmente recuperou os direitos das masters — as gravações originais — de seus seis primeiros álbuns de estúdio. A conquista põe fim a uma batalha pública que se arrasta desde 2019, marcada por disputas judiciais, regravações e o apoio massivo dos fãs.

Desde que deixou a gravadora Big Machine Records, Swift travava uma verdadeira guerra para assumir o controle de seu próprio catálogo musical. Na época, ela tentou negociar a compra das masters, mas a gravadora foi vendida para o empresário Scooter Braun, que se tornou proprietário dos discos.

O episódio gerou grande repercussão. Taylor acusou Braun de bloquear qualquer possibilidade de negociação direta e criticou a falta de transparência no processo. Pouco tempo depois, Braun revendeu os direitos para a Shamrock Holdings por aproximadamente 300 milhões de dólares, em uma negociação que, novamente, excluiu a cantora.

Diante do impasse, Taylor encontrou uma saída: decidiu regravar todos os seis álbuns, lançando as versões conhecidas como Taylor’s Version. A iniciativa foi abraçada pelos fãs, que passaram a priorizar as novas gravações, impulsionando-as nas paradas de sucesso e plataformas de streaming.

Agora, a artista confirma que as masters também estão oficialmente sob sua posse. Na carta publicada em seu site, Taylor celebra a vitória como um marco não só pessoal, mas também para todos os artistas que lutam por autonomia e reconhecimento na indústria musical.

Veja a carta divulgada pela cantora:

Oi.

Estou tentando organizar meus pensamentos de forma coerente, mas, neste momento, minha mente está como uma bola de espelhos. Um turbilhão de memórias e emoções. Todas as vezes em que sonhei com isso, desejei isso, chorei por isso. Todas as vezes em que fui ridicularizada, zombada, disseram que isso nunca aconteceria. Às vezes ainda sinto como se tudo fosse uma pegadinha ou uma mentira. Todo o tempo que passei me perguntando o que faria se tivesse a chance de possuir o que é meu. Agora, aqui estamos. Toda a música que já fiz agora é oficialmente minha. Toda ela.

Quero agradecer a todos que me apoiaram durante os altos e baixos desse processo, que me incentivaram a continuar. À minha equipe, que me ajudou a regravar meus primeiros seis álbuns, nunca poderei retribuir o suficiente. A Eras Tour tem sido a experiência mais divertida e mais emocionalmente gratificante da minha vida. Vocês, os fãs, fizeram isso acontecer.

Toda a música que já fiz… agora pertence… a mim.

E todos os meus videoclipes.

Todas as roupas do figurino.

As capas dos álbuns e as fotos.

As músicas inéditas.

Os áudios de voz. A magia. A loucura.

Tudo é meu.

Toda a obra da minha vida.

Dizer que esse é o maior sonho da minha vida realizado é, na verdade, dizer pouco. Aos meus fãs, vocês sabem o quanto isso foi importante para mim, tanto que eu regravei meticulosamente e lancei os seis primeiros álbuns que fiz, incluindo as versões “Taylor’s Version”. O apoio apaixonado de vocês à minha decisão de fazer isso é a verdadeira história de sucesso. A Eras Tour é a consagração de toda essa trajetória, possibilitada em grande parte pela fé e apoio de vocês. Não posso agradecer o suficiente por me ajudarem a reescrever toda a minha história com essa arte à qual dediquei minha vida, mas que nunca tinha possuído até agora.

Tudo o que sempre quis foi a oportunidade de trabalhar o suficiente para um dia poder comprar minha música e ser dona dela. Fiz inúmeros sacrifícios e continuei apesar das críticas e dos obstáculos. Todo artista merece ser dono de sua própria obra. É assim que deveria ser.

Eu sei, eu sei. E o Reputation (Taylor’s Version)? Com toda honestidade: ainda nem cheguei a um quarto dele. O álbum Reputation foi tão específico para aquele momento da minha vida que, toda vez que tento regravá-lo, encontro um bloqueio. Todo aquele amor intenso e autodescoberta, os ritmos eletrônicos intensos e subterrâneos, e o coração partido que me transformou. Esse álbum é tão perfeito que quero fazer justiça a ele. Quero mostrar o mesmo amor que senti ao criá-lo.

Fico extremamente tocada pelas conversas que essa jornada inspirou na indústria, entre artistas e fãs. Toda vez que um novo artista fala sobre como deve ser dono de sua própria obra ou sobre ler seus contratos, eu sorrio. Cada pequeno passo adiante me dá esperança. Eles estão entendendo seu valor, e é lindo ver isso acontecer. Obrigada por se interessarem por algo que muitos ignorariam. Obrigada por se importarem com o que aconteceu. Obrigada por se importarem tanto. Cada detalhe conta e é valorizado.

Graças a vocês, à boa vontade, ao trabalho em equipe e ao encorajamento de vocês, as melhores coisas que já foram minhas… finalmente são.

Radiante e grata,
Taylor

*Sob supervisão de Lucas Borges

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Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas