Ouvindo...

‘Não posso mais suportar em silêncio': a renúncia da indiana Rachel Gupta, Miss Grand International 2024

Rachel Gupta foi eleita em concurso que teve brasileira como finalista; organização rebate acusações

Rachel Gupta quando eleita Miss Grand International 2024

Eleita Miss Grand International 2024, a indiana Rachel Gupta pegou os fãs do concurso de surpresa ao anunciar nesta quarta-feira (28) que abdicou do título. O concurso é um dos mais renomados do mundo e teve a brasileira Talita Hartman n como finalista.

A modelo fez graves denúncias à organização do concurso, que apresentou outra versão dos fatos. Ela prometeu dar detalhes sobre o que passou em um vídeo, porém adiantou frustrações em seu primeiro pronunciamento.

Vale lembrar que ela é a primeira Miss Grand International da história a renunciar o título. O concurso, que existe há 12 anos, já teve a paulista Isabella Menin como campeã, em 2022.

Leia também

Renúncia

Rachel acusou a organização de quebrar promessas, cometer maus-tratos e promover um “ambiente tóxico”, o que a impossibilita de “suportar em silêncio”. Em comunicado divulgado, ela explicou que irá devolver sua coroa.

"É com profundo pesar que compartilho esta notícia: tomei a decisão de renunciar como Miss Grand International 2024 e devolver minha coroa. Ser coroada foi um dos sonhos mais queridos da minha vida, e eu estava cheia de esperança e orgulho de representar meu país e fazer história”, inicia.

“No entanto, os meses que se seguiram à minha coroação foram marcados por promessas quebradas, maus-tratos e um ambiente tóxico que não posso mais suportar em silêncio. Esta decisão não foi tomada levianamente. Nos próximos dias, lançarei um vídeo completo compartilhando os detalhes por trás dessa jornada difícil”, segue Rachel.

“Peço sua compaixão, seus corações abertos e seu apoio contínuo enquanto dou este próximo passo. Seu amor significa mais do que você imagina”, finaliza a modelo.

Organização se manifesta

A organização se manifestou dizendo que Rachel Gupta, na verdade, foi destituída. “A Miss Grand International Organization vem por este meio anunciar o fim do título de Miss Rachel Gupta como Miss Grand International 2024, com efeitos imediatos”, diz.

O concurso justifica: “Esta decisão segue o fracasso dela em cumprir as suas funções atribuídas, envolvimento em projetos externos sem a aprovação prévia da organização, e a sua recusa em participar da viagem agendada para a Guatemala.”

“Como resultado, a organização resolveu revogar seu título com efeito imediato. Miss Rachel Gupta já não está autorizada a usar o título ou a usar a coroa associada ao Miss Grand International 2024. Solicitamos que a coroa seja devolvida à sede do MGI no prazo de 30 dias a contar da data deste aviso”, finaliza.

Vale lembrar que Christine Juliane Opiaza, das Filipinas, ficou em segundo lugar no concurso e pode assumir o lugar de Rachel faltando cerca de cinco meses para eleição da próxima Miss Grand International.

TOP 5 do Miss Grand International 2024; destas, apenas Talita Hartmann e Christine Juliane seguem com seus títulos

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.