Iniciada neste sábado (15), a turnê “Tempo Rei” marca a despedida dos palcos de Gilberto Gil. O cantor, de 82 anos, lotou a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e enfileirou trinta sucessos em mais de duas horas e meia de show.
A apresentação começou com “Palco”, cantada a plenos pulmões pelo público, que tinha perfil variado. A Fonte Nova recebeu muitas famílias com crianças e idosos para ver Gil.
Na sequência, o cantor emendou “Banda Um” e “Tempo Rei”. Na primeira interação com a plateia, Gil disse que o show era o motivo de ter se dedicado toda a carreira e puxou um trecho de “Aqui e Agora”.
Depois de “Eu só quero um xodó”, “Eu vim da Bahia”, “Procissão” e “Domingo no Parque”, Gil exibiu um depoimento de Chico Buarque lembrando os tempos da ditadura militar. O baiano cantou “Cálice”, com imagens de perseguidos pelo regime. O público, em coro, gritou “sem anistia”, defendendo punição aos acusados de tramar um golpe de Estado no fim do governo de Jair Bolsonaro (PL).
O show seguiu com “Back in Bahia”, canção que marca o retorno de Gil ao Brasil depois do exílio em Londres.
Outro ponto alto da apresentação foi quando o cantor mandou um recado para a filha, Preta Gil, que está em processo de recuperação de um câncer. A artista recebeu alta neste sábado e acompanhou o show na arquibancada.
“Esse show é para todos, mas, definitivamente, e especialmente, para minha filha Preta”, disse Gil antes de puxar “Drão”.
A apresentação de Gil teve ainda as participações especiais de Margareth Menezes, cantora e Ministra da Cultura (em “Toda Menina Baiana”), e Russo Passapusso, vocalista do BaianaSystem (em “Emoriô/Dia da Caça”).
O show foi encerrado com “Aquele Abraço”.
“Tempo Rei” vai passar por mais nove capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Porto Alegre, Fortaleza e Recife. O show na capital mineira está marcado para 14 de junho.
Veja, abaixo, o setlist do primeiro show da turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil:
- Palco
- Banda Um
- Tempo Rei
- Aqui e Agora (trecho)
- Eu só quero um xodó
- Eu vim da Bahia
- Procissão
- Domingo no Parque
- Cálice
- Back in Bahia
- Refazenda
- Refavela
- Não chore mais
- Extra
- Vamos Fugir
- A Novidade
- Realce
- A gente precisa ver o luar
- Punk da Periferia
- Extra II (O rock do segurança)
- Se eu quiser falar com Deus
- Drão
- Estrela
- Esotérico
- Expresso 2222
- Andar com fé
- Emoriô/Dia da Caça (com Russo Passapusso)
- Toda Menina Baiana (com Margareth Menezes)
- Esperando na Janela
- Aquele Abraço