Ouvindo...

Web desenterra postagens polêmicas de Karla Sofía Gascón após menção à Fernanda Torres

Atriz indicada ao Oscar 2025 ainda não se pronunciou sobre as mensagens polêmicas

Fernanda Torres e Sofia

Indicada ao Oscar 2025, Karla Sofía Gascón, a estrela de “Emília Pérez”, que compete na mesma categoria que Fernanda Torres, de “ Ainda Estou Aqui”, teve postagens polêmicas em sua conta no X, antigo Twitter, desenterradas por usuários nessa quarta-feira (30).

Dentre elas, opiniões sobre muçulmanos, George Floyd e diversidade no Oscar. Após repercussão, muitas delas - que foram postadas entre 2020 e 2021 - vêm sendo deletadas.

Em 22 de novembro de 2020, a atriz escreveu: “Sinto muito, é só impressão minha ou há mais muçulmanos na Espanha? Toda vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias abaixadas até os calcanhares. No ano que vem, em vez de inglês, teremos que ensinar árabe.”

Leia também

Em 2 de setembro do mesmo ano, ela postou a foto de uma família muçulmana em um restaurante e comentou: “O islamismo é maravilhoso, sem nenhum machismo. As mulheres são respeitadas e, quando são respeitadas, ficam com um pequeno buraco quadrado no rosto para que seus olhos fiquem visíveis e suas bocas, mas apenas se ela se comportar. Embora se vistam assim para seu próprio prazer.”

Já em 16 de agosto de 2021 a atriz criticou outras religiões. “Estou tão farta de tanta m*rda, do islamismo, do cristianismo, do catolicismo e de todas as crenças de idiotas que violam os direitos humanos”, escreveu.

Sobre George Floyd, que foi morto por policiais nos EUA, motivando protestos por todo o mundo, ela publicou: “Eu realmente acho que muitas poucas pessoas se importaram com George Floyd, um vigarista viciado em drogas, mas sua morte serviu para demonstrar mais uma vez que há pessoas que ainda consideram os negros como macacos sem direitos e consideram os policiais como assassinos”, disse ela, que completou. “Eles estão todos errados.”

Outras mensagens postadas por ela miram a China. “A vacina chinesa, além do chip obrigatório, vem com dois rolinhos primavera, um gato que mexe a mão, duas flores de plástico, uma lanterna pop-up, três linhas telefônicas e um euro para sua primeira compra controlada”, escreveu em 2020.

Karla Sofía Gascón é a primeira atriz trans a ser indicada ao Oscar. Em 2021, quando “Nomadland” ganhou como melhor filme, ela afirmou: “Cada vez mais o Oscar está parecendo uma cerimônia para filmes independentes e de protesto, eu não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M”, escreveu Gascón, que ainda disparou: “Fora isso, uma gala feia, feia.”

Até a publicação desta matéria, a atriz não se pronunciou sobre as mensagens.

Mais polêmicas

Recentemente, Fernanda Torres publicou vídeo nas redes sociais na tentativa de cessar ataques contra Karla Sofía Gascón, que compete na mesma categoria que a brasileira no Oscar 2025. No entanto, nesta semana, a atriz espanhola sugeriu que os ataques foram estimulados por “pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda Torres”. As falas foram ditas em entrevista à Folha de S.Paulo.

Sobre o assunto, ela se retratou em entrevista à Variety: “Em meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas mídias sociais que infelizmente continuo a vivenciar. Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.