Ouvindo...

Compartilhar a ‘planilha dos influenciadores’ é crime? Advogado explica possíveis consequências legais

Documento vazado continha, supostamente, relatos de pessoas e agências publicitárias que já trabalharam com diversos famosos; lista viralizou nas redes sociais

Ludmilla, Malu Borges e Gkay são alguns dos alvos dos comentários negativos

Milhares de internautas compartilharam uma planilha com comentários sobre vários influenciadores brasileiros no X (antigo Twitter) nesta semana. Diante de inúmeros elogios e críticas aos famosos, muita gente passou a temer as possíveis consequências legais ao compartilhar o documento nas redes sociais.

A planilha teria sido feita por pessoas que trabalham nos bastidores de campanhas publicitárias como uma forma de alertas os colegas da área sobre cada influenciador. Entre os famosos criticados estão: Ludmilla, Malu Borges, Bruna Marquezine, Álvaro e GKay.

A Itatiaia conversou com o advogado criminalista Bruno Rodarte, que explica o que pode acontecer com quem criou, comentou e espalhou o documento. Segundo ele, os internautas só podem ser punidos, caso o influenciador entre com um processo judicial.

Leia também

Mas como saber de onde a planilha surgiu? Ainda não se sabe se o documento foi feito, de fato, por pessoas que tenham trabalhado com os famosos listados. Rodarte explica que, atualmente, a polícia já consegue descobrir esse tipo de informação.

Caso sejam identificados e o influenciador entre com um processo judicial, aí sim há possibilidade de quem criou, comentou na planilha ou compartilhou o documento ser punido.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.