Belo Horizonte
Itatiaia

Globo de Ouro: confira quem concorre com Fernanda Torres ao prêmio de melhor atriz de drama

Cerimônia de premiação acontece neste domingo (5), a partir das 22h do horário de Brasília; brasileira concorre com nomes de peso em Hollywood

Por
Fernanda Torres é apontada como favorita ao prêmio por revista norte-americana • Robyn Beck/AFP - Reprodução

Os brasileiros acompanham com expectativa a premiação do Globo de Ouro, uma das mais prestigiadas premiações do cinema e da televisão mundial, que acontece neste domingo (5). A atriz Fernanda Torres pode fazer história ao ser a primeira brasileira a ganhar o prêmio de melhor atriz em filme dramático.

A categoria é uma mais concorridas da noite e conta com nomes de peso na disputa. Fernanda Torres vêm sendo reconhecida mundialmente pela sua atuação no filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. Sucesso de público no Brasil, o filme também concorre ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

Ao ser indicada ao Globo de Ouro, Fernanda Torres quebra um jejum de 26 anos sem brasileiras nomeadas a categoria de melhor atriz em filme dramático. A última vez foi em 1999, quando sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada pelo filme "Central do Brasil". No entanto, 'Fernandona' perdeu o prêmio para a australiana Cate Blanchett, estrela do longa "Elizabeth".

"Ainda Estou Aqui"

O longa conta a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar. O filme já ganhou prêmios importantes pelo mundo, como o de melhor roteiro no Festival de Veneza. Durante a exibição do filme na cidade italiana, o elenco foi ovacionado por vinte minutos.

Fernanda também ganhou o prêmio de melhor atriz em filme internacional no Critics Choice Awards. A brasileira ainda ficou em segundo lugar no prêmio de melhor atuação da Associação de Críticos de Los Angeles. Posição compartilhada com a atriz Demi Moore, protagonista do filme "A Substância".

O filme "Ainda Estou Aqui" também apareceu na shortlist do Oscar (seleção de filmes pré-selecionados para a disputa). O longa pode disputar a categoria de "Melhor Filme Estrangeiro". A lista final dos nomeados será divulgada no dia 17 de janeiro.

Por

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.