Ouvindo...

Estado de saúde de Preta Gil é atualizado após cirurgia contra o câncer

Filha de Gilberto Gil luta contra a doença desde janeiro de 2023 e realiza tratamento no Hospital Sírio-Libanês

Preta Gil se recupera da cirurgia

Preta Gil, de 50 anos, teve seu estado de saúde atualizado, na manhã desta sexta-feira (20), após passar por uma longa cirurgia para retirada de tumores, que estava prevista para durar 18 horas. A cantora luta contra o câncer desde janeiro de 2023.

Pelo Instagram, o filho único de Preta, Francisco Gil, publicou uma foto segurando a mão da mãe e anunciou que ela já está se recuperando. “Tudo em paz aqui! A cirurgia da minha mãe terminou e tá tudo bem com ela. Obrigado por toda energia positiva! Ela é uma guerreira e passou por mais essa. Seguimos fortes! Muito amor! Axé!”, escreveu.

A cirurgia foi feita no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Preta acompanha a doença desde o início. Ela, que havia se curado do câncer em dezembro de 2023, anunciou a volta da doença em agosto de 2024. Antes da cirurgia, ela retomou a quimioterapia.

Agora, a filha de Gilberto Gil tem buscado outros tipos de tratamento para se livrar da doença. Tanto é, que ela esteve em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para consultar com médicos especializados no tipo de câncer que ela tem.

Leia também

Cirurgia de longa duração

À Itatiaia, o Dr. Flávio Brandão, Oncologista Clínico do Grupo Oncoclínicas, explicou o motivo da longa duração de cirurgias do tipo, que envolvem a retirada de tumores. De acordo com o médico, em alguns casos o procedimento é mais delicado e demorado.

“O tempo é muito variável, depende do tamanho e do número das lesões que serão retiradas e dos órgãos que precisam ser reconstruídos. As vezes precisa ligar um órgão ao outro. Por exemplo: se for tirar uma parte do intestino, tem que ligar a parte que ficou à outra, e isso demora”, iniciou.

Brandão continuou: “As vezes você tem que mexer em algum vaso sanguíneo, em que ele precisa de ser reparado. Então, o tempo vai ser muito variável dependendo da extensão da cirurgia”.


Participe dos canais da Itatiaia:

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.