Diagnosticada com
“Um anjo perfeito e maravilhoso. Me salvou do lipedema”, comenta Yasmin sobre o médico que a ajudou em seu tratamento.
Logo em seguida, ela mostra imagens. “Não tô acreditando que vou fazer isso comigo mesma, mas olha esse antes e depois”.
“O lipedema deixa a pele bem ondulada, mas olha o tanto que melhorou a qualidade da pele”, compara a modelo. “Sério, tô muito chocada. Quinze quilos”.
Yasmin contou que, antes do tratamento, pesava 70,4 quilos, mas hoje está com 55,4. No entanto, enfatiza que não quer emagrecer mais.
Yasmin Brunet exibe antes e depois
O que é lipedema?
À Itatiaia, Guilherme Jonas, cirurgião vascular e angiologista, explicou que a doença é um tipo de síndrome “da gordura dolorosa ou inflamada”, detalhando que, além do acúmulo, ela também causa dores fortes nos pacientes.
"É uma inflamação da gordura mais comumente acumulada na região de lateral de coxas, culote, pernas e, às vezes, até em região posterior de braço. Particularmente, é comum não acometer pés e outras regiões do corpo”, disse.
Segundo o médico, o lipedema possui quatro estágios. O primeiro é “quase imperceptível”, enquanto os seguintes já trazem maior flacidez de pele e acúmulo de gordura, causando também a sensação de “pernas cansadas”.
O quarto e último estágio, definido como “bastante avançado”, causa acúmulo ainda maior de gordura, dobras cutâneas e uma “deformidade estética visível”.