Ouvindo...

Gracyanne Barbosa e Scheila Carvalho: entenda como funciona a reversão de harmonização facial

Remoção é feita com a aplicação de uma enzima; veja como funciona o procedimento

Famosas como Gracyanne Barbosa e Scheila Carvalho passaram, recentemente, por procedimentos para remoção de produtos colocados no rosto. A ideia é voltar à “naturalidade”. Porém, em alguns casos, não é possível que o rosto volte a ser o mesmo de antes.

Lucas Miranda, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica como funciona o procedimento para remoção de ácido hialurônico do corpo.

“A remoção do ácido hialurônico é feita através da aplicação de uma enzima chamada hialuronidase. Essa enzima degrada o ácido hialurônico, promovendo sua reabsorção mais rápida pelo organismo”, esclarece.

Segundo ele, é possível retirar o produto por completo. “Sim, em muitos casos é possível remover o ácido hialurônico quase que totalmente com a aplicação de hialuronidase, mas o resultado pode variar dependendo da quantidade e do local onde o preenchedor foi aplicado”, explica o médico.

Leia mais:

Leia também

Teoricamente, qualquer pessoa pode remover o produto do rosto, porém Lucas Miranda faz uma observação. “No entanto, é necessário uma avaliação individual para verificar a viabilidade e segurança da remoção”, diz.

Mestre em Medicina Estética, o biomédico Thiago Martins esclarece que a remoção de ácido hialurônico com hialuronidase pode causar reações em alguns casos. “A aplicação de hialuronidase pode causar reações alérgicas em alguns pacientes, além de risco de hematomas, inchaço e, em raros casos, a degradação do próprio ácido hialurônico natural da pele.”

Após a remoção, pode ser necessária a realização de outros procedimentos. “Dependendo do resultado e das expectativas do paciente, procedimentos complementares podem ser indicados, como reposição de volume ou estímulo de colágeno, para otimizar o aspecto estético”, pontua.

Ele explica que, na maioria dos casos, é possível deixar o rosto como era antes. “Contudo, é importante considerar que o próprio processo de envelhecimento natural continua, e o resultado final pode não ser exatamente como antes da aplicação do ácido hialurônico”.

“A decisão de remover o ácido hialurônico deve ser cuidadosamente discutida com um profissional experiente, considerando expectativas e possíveis riscos. A hialuronidase é uma solução segura e eficaz, mas deve ser aplicada por um especialista da área para minimizar complicações”, encerra o especialista.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais