Caetano Veloso e Maria Bethânia fizeram um show que, com certeza, vai ficar marcado na história de Belo Horizonte e na memória de quem presenciou. Além de lotar o Estádio Mineirão com milhares de fãs, os filhos de Dona Canô deram a voz em quase 40 músicas e homenagearam Gilberto Gil e Gal Costa, que também são grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). A turnê Caetano&Bethânia passou pela capital mineira nesse sábado (7).
Os artistas escolheram ‘Alegria, Alegria’ para abrir o repertório do show, que estava marcado para às 21h, mas teve início por volta de 21h30. A canção, que ficou em terceiro lugar no icônico Festival da Música Popular Brasileira de 1967, é uma composição de Caetano, que agora foi marcada pela performance com sua irmã, Bethânia.
- Caetano e Bethânia homenageiam o artista e amigo Gilberto Gil em BH
- Caetano Veloso e Maria Bethânia unem fãs de diversas gerações e origens no Mineirão, em BH
Na sequência, os artistas deram voz a ‘Os Mais Doces Bárbaros’, ‘Gente’ e ‘Oração ao Tempo’. O coro formou-se entre cerca de 60 mil pessoas que curtiram o primeiro e único show da turnê ‘Caetano&Bethânia’ em Minas Gerais. A produção marca um momento especial na música nacional e tem um significado único para os artistas e também para os milhares de fãs.
Homenagem à Gal Costa
A cantora Gal Costa foi uma das artistas homenageadas por Caetano Veloso e Maria Bethânia na noite. Gilberto Gil também foi lembrado em um momento feliz da apresentação.
Às canções ‘Baby’ e ‘Vaca Profrana’, escritas por Caetano e eternizadas por Gal Gosta, marcaram a noite e alegraram os fãs da artista, que morreu em novembro de 2022, aos 77 anos. Larissa Oliveira, de 36 anos, tem Gal Costa como ídola e achou a lembrança muito importante para o reconhecimento da história da cantora, que começou na música na mesma época que os irmãos.
“Eu acho que é fundamental pensar nas carreiras da Bethânia e do Caetano bem associadas à da Gal. Ela foi uma super intérprete de várias músicas do Caetano”, frisou Larissa.
Gal também fez um papel indispensável na tropicália, movimento cultural que ressignificou a música, a dança e as expressões artísticas brasileiras, no fim da década de 60. A artista também se consagrou como uma das maiores cantoras da Música Popular Brasileira (MPB).
Homenagem a Gilberto Gil
O cantor Gilberto Gil também foi lembrado em um momento bonito do show de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Os artistas homenagearam o amigo, que também é considerado um dos maiores nomes da MPB. Foi durante a canção ‘Filhos de Ghandi’ que os irmãos baianos mencionaram o artista: “Isso é Gil”, disse Caetano. Ao fundo, nos enormes telões que compõem o palco, cenas da tradicional agremiação afoxé ‘Filhos de Ghandi’, que completou 75 anos em 2024.
O ‘afoxé’ é um gênero musical e de dança de origem africana, que se popularizou no Brasil, principalmente nos carnavais baianos. A menção é uma celebração à cultura afro-brasileira.
Próximas datas
A turnê Caetano&Bethânia estreiou no Rio de Janeiro, sendo Belo Horizonte o segundo destino. Nas próximas semanas, os astros da MPB desembarcam nas capitais: Curitiba, Belém, Recife, Brasília, Fortaleza, Salvador e São Paulo. O show em Porto Alegre foi adiado para março de 2025.
Mais informações em: https://www.ticketmaster.com.br/event/caetanoebethania