O diretor espanhol Pedro Almodóvar recebeu o Leão de Ouro no 81º Festival de Cinema de Veneza neste sábado (7). O cineasta recebeu o prêmio pelo filme “The Room Next Door” (O quarto ao lado, em tradução livre), seu primeiro filmado em inglês.
O filme conta a história de uma jornalista veterana, interpretada por Tilda Swinton, que decide de cometer suicídio por causa de um câncer incurável. “Dizer adeus a este mundo com dignidade é um direito fundamental”, disse Almodóvar ao receber o prêmio. “A eutanásia”, declarou o diretor espanhol, “não é uma questão política, mas uma questão humana”, disse.
Duas vezes ganhador do Oscar e do prêmio de Cannes, Almodóvar é um diretor conhecido pelo controle meticuloso de seu trabalho, da estética ao roteiro.
Outros premiados
Nicole Kidman viveu alegria e tristeza extremas no mesmo dia. Premiada como melhor atuação feminina na 81ª edição do Festival de Veneza, ela soube da morte da mãe assim que desembarcou em Veneza, deixando a cidade imediatamente. O prêmio foi recebido pela diretora do filme “Babygirl”, no qual a atriz faz a personagem principal.
“Ao chegar em Veneza, soube da morte de minha mãe, Janelle Kidman. Estou chocada e preciso me juntar à minha família. Este prêmio é para ela”, leu, emocionada, a diretora do filme, Halina Reijn.
Melhor roteiro
O brasileiro “Ainda Estou Aqui” recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália. O filme brasileiro é dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello, baseado no livro best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015.
A história conta sobre Eunice Paiva, mãe do escritor, que se torna ativista política após seu marido ser capturado pela Ditadura Militar no Brasil, em 1971. A personagem é interpretada por Fernanda Torres e por Fernanda Montenegro.
Veja a lista de premiados
- Leão de Ouro de Melhor Filme: “The Room Next Door”, de Pedro Almodóvar
- Leão de Prata de Melhor Diretor: Brady Corbet, por “The Brutalist”
- Grande Prêmio do Júri: “Vermiglio”, de Maura Delpero
- Prêmio Especial do Júri: “April”, de Dea Kulumbegashvili
- Atriz: Nicole Kidman, por “Babygirl”
- Ator: Vincent Lindon, por “The Quiet Son”
- Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega, por “Ainda Estou Aqui”
- Prêmio Marcello Mastroianni (atuação iniciante): Paul Kircher, por “And their Children After Them”