O mês de agosto está chegando ao fim e, com ele, a fase astrológica do Mercúrio retrógrado. O momento que pode significar caos, problemas e desorganização para muitas pessoas termina nesta quarta-feira (28). À Itatiaia as astrólogas Paula Arruda e Naiara Tomayano deram detalhes sobre como a posição desse planeta interfere na vida do ser humano.
Leia mais:
Quando acaba o Mercúrio retrógrado em 2024? Veja datas deste ano Mercúrio retrógrado 2024: saiba quais são as recomendações para o período
Conforme Paula, o Mercúrio retrógrado significa que o planeta da comunicação, Mercúrio, aparenta andar em marcha ré em relação a quem está observando da Terra. Esse fenômeno acontece de três a quatro vezes todo ano. “Ele afeta todas as áreas relacionadas a comunicação com as pessoas, ao nosso fluxo de pensamentos, ele atua, inclusive, em questões, como as mídias sociais e os aplicativos”, acrescenta Naiara.
Durante esse período astrológico, as profissionais pontuam que é uma fase importante para as pessoas fazerem revisões em aspectos importantes da vida. “Após seu término, quem realmente aproveitar o período para refletir, repensar, rever assuntos, consegue agir e fazer escolhas de forma mais assertiva”, pontua Paula.
Como assim retrógrado?
O Mercúrio retrógrado acontece porque ele e a Terra se movem em relação ao sol em velocidades diferentes. “Sabe quando você está com o carro parado na ladeira e o carro do seu lado se movimenta e você tem a sensação de que é o seu carro que está andando para trás? É mais ou menos isso. Esse fenômeno acontece com todos os planetas devido a essa diferença de velocidade na forma como orbitam o sol”, esclarece Paula.
Como posso prevenir que o Mercúrio Retrógrado interfira na minha vida?
No momento em que o Mercúrio entra na fase retrógrada, as pessoas devem agir com mais cautela e com mais paciência. Paula Arruda pontua que durante esse período é importante que as pessoas evitem sair em cima da hora para compromissos importantes e evitem procrastinar tarefas importantes, porque é um momento suscetível a imprevistos.
“Se for assinar um contrato, leia, releia, tire dúvidas para evitar mal entendidos. Se tiver dúvida numa reunião, pergunte porque pode virar uma “bola de neve”. Tudo relacionado à comunicação, trânsito, decisões, viagens pede mais atenção e cautela. Por exemplo, evite tirar conclusões precipitadas. Pense com calma se não está exagerando”, aconselha a astróloga.
Qual a relação do Mercúrio retrogrado e o aniversário?
O Mercúrio retrógrado pode ser analisado de acordo com o mapa astral de cada indivíduo, mas, não tem necessariamente a ver com o aniversário. “Se uma pessoa faz aniversário durante o período retrógrado, ela vai ficar com o mapa astral e as previsões anuais dela com uma sensação de que o Mercúrio estava retrógrado durante todo o ano”, comenta Naiara.
O Mercúrio retrógrado afeta todos os signos igualmente?
“Gêmeos e Virgem são signos regidos por Mercúrio. Então, sempre serão influenciados. Quarta-feira (28), Mercúrio termina sua retrogradação no signo de Leão. Quem estava sendo mais impactado era Leão, seu oposto complementar Aquário e outros dois signos fixos: Touro e Escorpião” explica Paula.
Para saber mais sobre astrologia acompanhe