Ouvindo...

Quem é Jonathan Oliveira, brasileiro que virou meme e morreu ao cair de navio na Rússia

Russo que se envolveu em briga com brasileiro foi preso

Jonathan Oliveira no dia em que virou meme mundial

Em 18 de fevereiro de 2017, Jonathan Oliveira ganhou fama mundial ao subir em cima de um ônibus elétrico e dançar “Break Free”, de Ariana Grande, no Carnaval de São Paulo. Sete anos depois da fama repentina, o brasileiro morreu ao se afogar durante viagem para São Petersburgo, na Rússia. Tudo ocorreu após uma briga, que resultou em um detido.

A filmagem de Jonathan dançando em cima do ônibus foi feita por Frederico Devito, amigo de Phelipe Cruz, do Papel Pop, que publicou a imagem e rapidamente alcançou milhões de visualizações. Pouco depois, outro vídeo foi postado em uma página, desta vez, de longe e um pouco maior. Logo, a imagem se tornou "ícone” do Carnaval de São Paulo.

O podcast “Além do Meme”, de Chico Felitti, conversou com Jonathan em 2022. Tímido, ele contou que sua família sempre o aceitou, falou sobre sua mudança corporal, agora, mais musculoso, além da personalidade que se tornou mais contida.

Leia também

“Me sentia muito bem naquela época, mais extravagante, mas também me sinto bem hoje, com minha mudança de personalidade, física”, disse.

Ele relembra o dia em que virou meme: “Só queria me divertir, não queria fama [...] Era muito novo, tinha acabado de me descobrir”.

Jonathan residia no bairro Grajaú, no extremo Sul de São Paulo. Naquele dia, ele dançou ao som de Pabllo Vittar e Glória Groove.

“Estava me sentindo muito feliz, meus amigos em volta e começou a tocar Ariana Grande no final do bloco. Senti uma coisa, não sei, era meio doido da cabeça. Tenho 1m82 e as pernas muito grandes, e decidi subir no ônibus”, recorda. Ao se levantar, ele notou que várias pessoas o filmavam, mesmo tímido, decidiu começar a dançar.

Após o ocorrido, policiais chegaram ao local e começaram a jogar spray de pimenta. Porém, Jonathan e os amigos conseguiram fugir do local. Horas depois, ele descobriu que tinha viralizado nas redes sociais, e levou uma bronca da mãe por subir no ônibus.

Nas redes sociais, o paulista, que amava viajar, exibia locais que pôde conhecer ao redor do mundo.

Morte

Conforme um jornal local, Jonathan Oliveira estava a bordo de um iate, quando teria se envolvido em uma briga com outro rapaz. Em certo momento, Jonathan caiu no mar e acabou se afogando.

“Ao contrário do residente local, o brasileiro não sabia nadar e se afogou”, destacou o canal REN TV, que explicou que a confusão teve início antes do navio sair.

O Comitê de Investigação da Federação Russa para São Petersburgo está analisando o caso.

O homem russo, que se envolveu na briga com o brasileiro, foi preso e pode responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.