A segunda temporada de “A Casa do Dragão” (House of the Dragon), o spin-off de Game of Thrones, mergulha nas origens da família Targaryen e explora sua relação única com os dragões. Nesta temporada, os espectadores acompanham a guerra civil que se instaura entre os membros da família na disputa pelo trono de ferro.
Os episódios mais aguardados pelos fãs da série disponíveis na Max (ex-HBO) são, certamente, os que abordam a chamada ‘Dança dos Dragões’, que contam o desenrolar das sangrentas e espetaculares batalhas entre as criaturas místicas, fruto da imaginação de George R.R. Martin.
A série apresenta personagens cativantes e complexos e um enredo de tirar o fôlego, mas o tempero principal fica por conta dos dragões que, de acordo com a história, apareceram durante o império valiriano. Essas criaturas quase foram extintas após uma erupção vulcânica cataclísmica, conhecida como Destruição de Valíria, que se passou antes da época abordada em ‘A Casa do Dragão’.
Os dragões dos Targaryen, que aparecem na série, são os descendentes dos sobreviventes da destruição, e cada um possui uma estética e personalidades particulares. Conheça cada um deles a seguir:
Balerion
O Terror Negro foi um dragão lendário e crucial para o estabelecimento do poder e do governo durante os primórdios da dinastia Targaryen. Considerado o maior dragão do mundo, foi inicialmente montado por Aegon I, o Conquistador, e posteriormente por seu filho, o Rei Maegor I.
Muitos anos mais tarde, o Rei Viserys I também o montou. Balerion faleceu antes do início da série “House of the Dragon”, e seu crânio é exibido em um altar repleto de velas em uma sala do castelo na Fortaleza Vermelha.
Meraxes
Montado por Rhaenys Targaryen I, irmã de Aegon I, o Conquistador, maior que Vhagar, mas menor que Balerion.
Vhagar
Vhagar, uma fêmea, é o dragão que mais sobreviveu em Westeros. Ela foi montada por Visenya Targaryen, irmã de Aegon I, o Conquistador, durante a Guerra da Conquista.
Posteriormente, Vhagar foi domada por Lady Laena Velaryon, pelo Príncipe Baelon Targaryen, e Aemond Targaryen, interpretado pelo ator Ewan Mitchell.
Caraxes
Montado por Daemon Targaryen (Matt Smith), é o segundo maior dragão vivo na época em que se passa House of the Dragon. Ele também é um dos mais velhos, sendo da geração seguinte a Vhagar. Além de Daemon, Caraxes também foi montado por seu tio, Aemon Targaryen.
Syrax
O dragão dourado de Rhaenyra Targaryen foi montado exclusivamente por sua dona. Embora não fosse o maior dragão da dinastia Targaryen, Syrax também não era o menor, e se destacava por sua capacidade de botar ovos.
Meleys
Meleys, conhecida como a dragão vermelha ou Rainha Vermelha, era um dos dragões mais antigos e o quarto maior da época. Durante o Reinado do Rei Jaehaerys I Targaryen, foi montada pela Princesa Alyssa Targaryen, e mais tarde pela Princesa Rhaenys Targaryen, também conhecida como “A Rainha que Nunca Foi”.
Sunfyre
O dragão Dourado, acompanhante de Aegon II Targaryen, era conhecido por sua beleza e tamanho, sendo o sexto maior dragão de sua época. Jovem e montado exclusivamente pelo rei, Dourado participou de inúmeras batalhas durante a Dança dos Dragões.
Arrax
Arrax, montado pelo príncipe Lucerys Velaryon (ou Luke, segundo filho da princesa Rhaenyra e seu primeiro marido, Sor Laenor Velaryon), um dragão jovem e ágil, porém muito menor em comparação a Vhagar.
Vermax
Entre os dragões mais jovens, Vermax foi o companheiro exclusivo do príncipe Jacaerys Velaryon, o filho mais velho de Rhaenyra e Laenor Velaryon.
Seasmoke
Seasmoke, um dragão cinza-claro, foi montado por Sor Laenor Velaryon, filho de Lorde Corlys Velaryon e da princesa Rhaenys Targaryen, e primeiro marido de Rhaenyra.
Vermithor
Vermithor, conhecido como “A Fúria de Bronze”, era o terceiro maior dragão de sua época, ficando atrás apenas de Balerion e Vhagar. Ele foi montado pelo Rei Jaehaerys I Targaryen, avô de Viserys I Targaryen, pai de Rhaenyra e Aegon II. Vermithor era considerado um dos dragões mais temíveis e selvagens.
Tessarion
Tessarion, também conhecida como a Rainha Azul devido à sua capacidade de cuspir fogo azul, era montada por Daeron Targaryen, irmão mais novo do Rei Aegon II.
Silverwing
Silverwing, também conhecida como Asa de Prata, foi uma dragão fêmea pertencente à Rainha Alysanne Targaryen, irmã e esposa do Rei Jaehaerys I. Dotada de um temperamento dócil e amigável, foi a companheira acasalada de Vermithor.
Dreamfyre
Dreamfyre, o terceiro maior dragão da Dança dos Dragões, foi montado pela princesa Rhaena Targaryen, neta de Aegon, o Conquistador, e mais tarde pela princesa Helaena Targaryen, irmã e esposa de Aegon II.
Moondancer
Moondancer, uma jovem dragão rápida, mas de pequeno porte, foi montada exclusivamente por Lady Baela Targaryen.
Morning
Morning nasceu no final da Dança dos Dragões e pertenceu à Lady Rhaena Targaryen, filha do príncipe Daemon com a Lady Laena Velaryon (ela era a irmã gêmea de Baela Targaryen).
“A Casa do Dragão” - “House of the Dragon”
Desde 2022 | Drama, Fantasia
2ª Temporada
Título original: Game of Thrones: House of the Dragon
Criado por George R.R. Martin, Ryan J. Condal
Elenco: Matt Smith (XI), Emma D’Arcy, Olivia Cooke
Nacionalidade: EUA
* sob supervisão de Enzo Menezes