Aposentado da TV, Manoel Carlos leva uma vida tranquila em seu apartamento na Zona Sul do Rio. Em entrevista ao O Globo, a filha do autor de novelas, Júlia Almeida, revelou que ele foi diagnosticado com Parkinson há seis anos.
Apesar de não ter cura, a
‘Está sendo cuidado direitinho, tem minha mãe ao lado dele. Eles são casados há 50 e tantos anos, acho lindo esse relacionamento’, disse Júlia.
Autor de grandes novelas brasileiras, Manoel Carlos passou o legado da produtora Boa Palavra para a filha e deixou a missão de preservar o trabalho do autor. ‘Em Família’ foi a última novela que Manoel Carlos escreveu, em 2014.
Júlia Almeida tem a ajuda de uma equipe para organizar as mais de sete mil caixas de obras do autor. Com várias ideias, a filha revelou que a biografia de Manoel Carlos já está sendo preparada e deve ser lançada no próximo ano.
Homenagem polêmica
No dia do aniversário de 91 anos de Manoel Carlos, em 14 de março deste ano, chegou ao Globoplay um episódio da série ‘Tributo’ dedicado a ele. A série relembra a trajetória de vida e carreira de grandes nomes que fizeram história na TV brasileira.
A filha do autor contou que o pai não sabia do episódio e não recebeu um convite para fazer parte da gravação. Segundo O Globo, a assessoria de comunicação da Globo negou: ‘O autor foi convidado a participar do episódio, assim como todos os homenageados do projeto’.
Júlia acredita que o pai teria aceitado se tivesse sido convidado e revelou que sentiu falta de algumas novelas, mais marcantes para Manoel.
Maneco sempre manifesta um carinho especial por duas novelas, que não foram citadas na série: ‘A sucessora’, estrelada por Susana Vieira em 1978, e ‘Sol de verão’, de 1983, com Irene Irene Ravache e Jardel Filho.
Novelas que marcaram a carreira
Manoel Carlos escreveu grandes novelas ao longo da sua carreira na televisão brasileira. ‘Laços de Família'; ‘Mulheres Apaixonadas'; ‘Páginas da Vida'; ‘Viver a Vida’ e ‘Em Família’, a última novela escrita pelo autor em 2014.
*Sob supervisão de Lucas Borges