O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta terça-feira, dia 2 de abril. Nas redes sociais, famosos que são pais de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) compartilham informações sobre a condição e falam sobre a importância da data.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças são afetadas pelo autismo em todo o mundo. Criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Neste 2 de abril, os papais famosos relembraram o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo pelas redes sociais.
Manoel Soares
Nesta terça-feira (2), o jornalista Manoel Soares fez uma live no Instagram para falar sobre o tema, junto a sua esposa Maria Dinorá Rodrigues. O casal tem dois filhos autistas: Ezequiel e Izael.
Em uma publicação nas redes sociais, o jornalista disse que é contra a romantização da condição autista. “Pais e mães autista vivem verdadeiras batalhas diárias, mas a minha dica é que reservem pelo menos dez minutos por dia para cheirar o cangote de seus filhos, para brincar com eles, para se conectar e fazer com que essa conexão seja viva”, afirmou.
Marcos Mion
Conhecido por falar sobre a causa autista, o apresentador Marcos Mion também fez questão de relembrar a data nesta terça-feira (2). Mion é pai de Romeu e faz questão de compartilhar a rotina e os momentos de carinho com o filho nas redes sociais.
Em uma publicação no Instagram, Mion chamou atenção para o preconceito contra pessoas com TEA.
“Muito se fala sobre as dificuldades que existem quando se é parte desse espectro. E elas são reais sim, não podemos negar. Mas pouco ainda se fala das habilidades, talentos e capacidades! Autistas também podem ser médicos, bailarinos, policiais, advogados, o que quiserem. Mas enquanto as dificuldades forem o único foco, não teremos a sociedade inclusiva e acolhedora que tanto precisamos. Muitos autistas só precisam de uma oportunidade para brilhar. Então seja a oportunidade que eles tanto esperam!”, escreveu.
Felipe Araújo
O cantor sertanejo Felipe Araújo também é pai de uma criança autista. Miguel de cinco anos foi diagnosticado com TEA em 2021. Em entrevista ao Programa da Eliana, do SBT, em fevereiro deste ano, Felipe comentou que o fato da mãe de Miguel ser psicóloga ajudou na descoberta.
“Quando a gente recebeu o diagnóstico de autismo do Miguel, inclusive, foi um acerto muito grande da mãe do Miguel, por ser psicóloga e por trabalhar na área também, quando a gente recebeu o diagnóstico, ele tinha 1 ano e 8 meses, foi muito cedo e isso possibilitou que a gente começasse mais cedo todos os tratamentos e todos os estímulos, isso foi muito importante para o desenvolvimento do Miguel”, contou.
O irmão de Cristiano Araújo também disse que quer quebrar o tabu sobre o assunto. “A gente decidiu falar mais abertamente sobre isso para conscientizar os pais e várias mães pelo Brasil e mundo afora, que às vezes não aceitam, que ficam na negação do diagnóstico e mostrar para todo mundo que autismo é amor”, afirmou..
Fernanda Bande, do BBB 24
A última participante eliminada do BBB 24, Fernanda Bande, também é mãe de um menino autista. Durante o programa, a sister comentou sobre as dificuldades de criar Marcelo, ou apenas Celo, de 10 anos.
Após ser eliminada, na segunda-feira (1°), Fernanda compartilhou o reencontro com o filho. A ex-BBB ficou bastante emocionada ao saber que Marcelo passou a receber atendimento em uma clínica especializada, enquanto ela estava confinada. No vídeo do reencontro, ele fala que votou “para salvar a mamãe”.
Na manhã desta terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Fernanda