Daniela Oliveira, representante de Juiz de Fora, é a Miss Universo Minas Gerais 2024. Eleita em concurso realizado em Barbacena, no Campos das Vertentes, na noite desse sábado (16), a modelo internacional, de 27 anos, desbancou 30 candidatas.
Nascida em Lisboa, capital de Portugal, e casada desde os 18 anos com um mineiro, Daniela escolheu Juiz de Fora para ser o seu lar, onde ela chama carinhosamente de “minha cidade”. Durante a etapa preliminar, ela contou ser fluente em inglês, espanhol e português brasileiro.
“Nasci em um bairro de Lisboa, onde cresci com dificuldades familiares e financeiras, mas onde Caetano Veloso não parava de tocar e a novela das sete ‘Laços de Família’ era sagrada”, brincou Daniela.
Por ser modelo internacional, a miss luso-brasileira já viajou para muitos países e residiu em alguns, como a China. Aliás, foi lá que ela foi acolhida por uma comunidade brasileira, iniciou seu laço com o país e conheceu seu atual marido.
“Ter filhos é um sonho pra mim e depois de viajar o mundo resolvemos tentar. Foi aí que escolhemos Juiz de Fora para ser o berço de nossa família. É uma honra pra mim mostrar ao mundo o quanto o Brasil é um país maravilhoso”, declarou.
Concurso histórico
Após a franquia Miss Universo ser adquirida pela tailandesa Anne Jakrajutatip há dois anos, hoje com parte das ações em nome do empresário mexicano Raúl Rocha Cantu, o concurso vem sendo cada vez mais inclusivo. E, o Miss Universo Minas Gerais, tem abraçado a inclusão.
No ano passado, o concurso contou, pela primeira vez na história,
Na edição deste ano, além de mães e mulheres casadas, o concurso entrou para a história por ter candidatas acima dos 28 anos - regra que caiu em 2023.
Na sequência, o grupo afunilou. Juiz de Fora, Gonçalves, Barbacena, Mariana, Rio Paranaíba, Ipaba, Betim, Dona Euzébia, Uberlândia e Miraí avançaram. Depois, apenas seis seguiram, sendo elas das cidades de Juiz de Fora, Gonçalves, Barbacena, Mariana, Miraí e Rio Paranaíba, esta última por votação popular.
Com 1.994 pontos, a Miss Universo Juiz de Fora venceu o concurso. Tatiana Gonçalves ficou em segundo lugar, com 1.870, e Nádia Campos, de Barbacena, em terceiro, com 1.844. As pontuações incluem avaliação de entrevista, etapa preliminar de desfiles e a final, onde elas foram avaliadas em vários quesitos, como oratória e desempenho no palco.