Ouvindo...

Kanye West procura Brasil para shows, mas é rejeitado em BH, SP e RJ, diz site

O rapper já se envolveu em várias polêmicas ao fazer comentários antissemitas, elogiar Adolf Hitler e até fazer menções ao Ku Klux Klan

Kanye West

As últimas polêmicas envolvendo o nome de Kanye West têm prejudicado a carreira musical do artista em vários países pelo mundo, inclusive o Brasil. De acordo com o site americano The U.S. Sun, o músico procurou o país para sediar seus shows, mas uma fonte afirma que não há “absolutamente nenhuma chance” dele se apresentar em aqui.

O rapper já se envolveu em várias polêmicas ao fazer comentários antissemitas, elogiar Adolf Hitler e até fazer menções ao Ku Klux Klan, movimentos radicais que defendem correntes reacionárias e extremistas, como a supremacia branca. Por esta junção de atitudes, Ye, como atualmente é chamado, teve shows barrados na Europa, Austrália, Ásia e Oriente Médio. Produtores alegam que ninguém quer arriscar sua credibilidade com ele.

Insistindo em buscar uma região para sediar seus shows, Kanye procurou também produtoras no Brasil. A ideia dele seria fazer um show gratuito na praia de Copacabana, como fizeram os Rolling Stones em 2006, que contou com mais de um milhão de fãs. Uma fonte do site que trabalha no governo do Rio disse que era "óbvio” que os planos do artista seriam rejeitados.

Leia também

O U.S. Sun apontou ainda que o Estádio do Maracanã e o Estádio Olímpico Nilton Santos também teriam sido procurados, mas os dois recusaram o pedido. Segundo fontes do site, houve uma história semelhante em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. “Os promotores e a governação local nessas cidades também ficaram ‘desencorajados’ pelas controvérsias em torno de Ye”, diz.

“Ninguém quer estar ligado a ele”, disse um consultor de negócios musicais ouvido pelo Sun. “Nenhum governo local ou pessoas que administram os estádios e locais para shows ou eventos culturais querem que Kanye venha à sua cidade. É demais para lidar. A resposta sempre será não”, completa.

A Itatiaia procurou o Mineirão e a Arena MRV, que alegaram não terem sido contactados por nenhuma produtora para as apresentações.

Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.