“Pobres Criaturas”, novo filme do cineasta grego Yorgos Lanthimos, chega aos cinemas brasileiros em 1º de fevereiro. Fora do país, a produção já é figurinha repetida nas primeiras premiações do ano e esteve entre as
Assim como o título sobre o criador da bomba atômica, a
Para os cinemas, a história foi adaptada pelo roteirista australiano Tony McNamara e dirigida por Lanthimos. A dupla repete a parceria feita em “A Favorita”, e traz também a atuação de Emma Stone - vencedora do Oscar que foi indicada à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pela participação no longa de 2018.
O resultado? Uma trama que mistura diversos gêneros do cinema de um jeito para lá de bizarro, mas que, assim como outros títulos do diretor grego, conquista a crítica especializada.
A história segue a mesma linha do livro, com Stone no papel da personagem principal que vive imersa em um universo meio surreal. Na trama, a jovem comete suicídio e é trazida de volta por um experimento de Dr. Godwin Baxter, interpretado por Willem Dafoe, mas tem o cérebro trocado pelo de um bebê. Se sentindo perdida, ela foge com o advogado trambiqueiro Duncan Wedderburn, vivido por Mark Ruffalo.
O conteúdo gráfico - sexual e perturbador - da obra acabou concedendo ao longa uma classificação indicativa para maiores de 18 anos. A categorização não impediu o sucesso de “Pobres Criaturas”, que já faturou o prêmio de Melhor Filme de Comédia do Globo de Ouro 2024, além do título de Melhor Atriz de Comédia para Emma Stone, e promete no Oscar 2024.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.