Ouvindo...

‘Pobres Criaturas’ traz Emma Stone como protagonista de história excêntrica

Produção é uma das mais indicadas ao Oscar 2024, com 11 nomeações, chega aos cinemas brasileiros em fevereiro

Emma Stone e Mark Ruffalo foram indicados ao Oscar 2024 pela atuação em ‘Pobres Criaturas’

“Pobres Criaturas”, novo filme do cineasta grego Yorgos Lanthimos, chega aos cinemas brasileiros em 1º de fevereiro. Fora do país, a produção já é figurinha repetida nas primeiras premiações do ano e esteve entre as mais indicadas ao Oscar 2024, premiação para a qual recebeu 11 nomeações, ficando atrás somente de “Oppenheimer”.

Assim como o título sobre o criador da bomba atômica, a história foi adaptada a partir de um livro. “Poor Things”, de Alasdair Gray, lançado em 1992. O premiado título de ficção acompanha Bella Baxter, uma mulher teve o cérebro trocado pelo de um feto ainda não nascido após ser ressuscitada por um cientista, e vive com a mente de uma criança no corpo de uma adulta.

Para os cinemas, a história foi adaptada pelo roteirista australiano Tony McNamara e dirigida por Lanthimos. A dupla repete a parceria feita em “A Favorita”, e traz também a atuação de Emma Stone - vencedora do Oscar que foi indicada à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pela participação no longa de 2018.

O resultado? Uma trama que mistura diversos gêneros do cinema de um jeito para lá de bizarro, mas que, assim como outros títulos do diretor grego, conquista a crítica especializada.

Leia também

A história segue a mesma linha do livro, com Stone no papel da personagem principal que vive imersa em um universo meio surreal. Na trama, a jovem comete suicídio e é trazida de volta por um experimento de Dr. Godwin Baxter, interpretado por Willem Dafoe, mas tem o cérebro trocado pelo de um bebê. Se sentindo perdida, ela foge com o advogado trambiqueiro Duncan Wedderburn, vivido por Mark Ruffalo.

O conteúdo gráfico - sexual e perturbador - da obra acabou concedendo ao longa uma classificação indicativa para maiores de 18 anos. A categorização não impediu o sucesso de “Pobres Criaturas”, que já faturou o prêmio de Melhor Filme de Comédia do Globo de Ouro 2024, além do título de Melhor Atriz de Comédia para Emma Stone, e promete no Oscar 2024.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.