Ouvindo...

Quem é a menina Bombom da Mangueira, mini-passista que conquistou Viola Davis

Criança de 3 anos chamou atenção da atriz vencedora do Oscar após vídeo sambando ao lado do carnavalesco Milton Cunha

Agatha Sofia, mini-passista, é conhecida como Bombom de Mangueira

Uma mini-passista brasileira chamou atenção da vencedora do Oscar, Viola Davis, através das redes sociais, nesta quarta-feira (10). Se trata de Agatha Sofia Souza da Silva, de apenas 3 anos, conhecida pelo apelido de Bombom de Mangueira. A pequena foi gravada dando um show de samba no pé ao lado do carnavalesco Milton Cunha.

O apelido da pequena vem desde quando era ainda mais nova. “Ela é chamada de Bombom desde bebezinha. Depois mudamos, já que ela gosta tanto da Mangueira e de sambar, já que ela é uma sambista, ficou Bombom de Mangueira. E pegou”, revelou Suelen Souza, mãe de Agatha, à Itatiaia, acrescentando que uma das influências para a mudança de nome foi o próprio Milton Cunha.

O amor pelo ritmo não é à toa, já que ela vem de uma família de sambistas eternizada na Estação Primeira de Mangueira. Agatha é bisneta do antigo Presidente de Honra da Mangueira, Nelson Sargento, que morreu aos 96 anos em 2021. O parentesco vem através da mãe, neta do sambista responsável pelo clássico “Agoniza, mas não morre”.

“Agatha sempre gostou de samba. Gostava de rodar igual porta-bandeira”, acrescentou. A influência veio não só através da figura do bisavô. “Aqui em casa tem um casal de mestre-sala e porta-bandeira, que são o segundo casal da Mangueira do Amanhã", disse sobre os outros dois filhos, de 15 e 11 anos, respectivamente.

Lorrana e Rian, irmãos de Agatha Sofia, a Bombom de Mangueira

Os irmãos, que já participam da escola há mais tempo, e o bisavô, não foram as únicas influências. “Ela [Bombom] sempre esteve naquele mundo do samba. Também teve a tia dela, minha irmã Cintia Souza, que é passista da Mangueira”, compartilhou Suelen, destacando a relação da família com a escola de samba.

O sucesso que Agatha faz dentro da Mangueira não preparou a família para a repercussão do vídeo de Milton Cunha. “Eu não esperava essa repercussão toda. Quando vi que Viola [Davis] comentou, meu coração foi a mil. Falei: ‘caramba, olha a minha filha! Obrigada, meu Deus’. É muito orgulho, muita emoção que eu estou sentindo. Muita mesmo”, afirmou a mãe.

Lívea Mattos, nora e produtora do mestre Nelson Sargento, também falou com a Itatiaia sobre o alcance da gravação. “Estamos por aqui emocionados com a repercussão da nossa Bombom. Nelson, onde estiver, está orgulhoso! E sua previsão de que o samba “Agoniza, Mas Não Morre” tem sido comprovada dentro da própria família, desde muito cedo, como é o caso da Bombom”, acrescentou a tia-avó da pequena.

A vencedora do Oscar não foi a única ao se encantar pela pequena sambista. O registro publicado por ele já soma mais de 9 milhões de visualizações. “Já samba melhor do que algumas rainhas de baterias que tem por aí", afirmou uma internauta nos comentários.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.