Eterna “Usurpadora”, a atriz Gabriela Spanic é uma das personalidades venezuelanas mais famosas no Brasil. Ela ganhou notoriedade no país por viver as gêmeas Paola Bracho e Paulina Martinez na trama que foi reprisada seis vezes pelo SBT. Apesar de uma carreira consagrada internacionalmente, Spanic teve uma vida de altos e baixos dignos de enredo de uma novela.
Envenenamento
Tudo começou em 2010, quando a atriz contratou uma assistente pessoal para ajudá-la a administrar os trabalhos e a dinâmica da casa. Quatro meses depois de Marcia Celeste Fernández Babio assumir o cargo, a atriz, o filho de dois anos, a mãe, uma sobrinha, a filha de uma amiga da atriz, a relações-públicas, o chofer e a empregada começaram a passar muito mal. As oito pessoas apresentaram vertigem, vômito, calafrios, dores de cabeça, fraqueza generalizada e dores abdominais.
Babio chegou a alegar que também estava com os sintomas, no entanto, os integrantes da casa logo perceberam que ela não estava passando tanto mal quanto eles. Diante da situação, a mãe da atriz, Norma Josefina Utreta de Spanic, fez com que todas as pessoas que estavam passando mal fossem ao hospital e, no local, descobriram que os oito, exceto Babio, estavam com grandes quantidades de sulfato de amônio no sangue.
A ex-assistente de Spanic foi denunciada, e a investigação descobriu que na casa de Babio havia ampolas de sulfato de amônio e doses da substância na carteira dela. A jovem de 24 anos estava envenenando a família da atriz há meses.
Após a investigação comprovar a culpa de Babio nos envenenamentos, a ex-assistente de Spanic foi sentenciada a oito anos de prisão, mas acabou sendo liberada após cumprir apenas dois anos da pena.
Desenrolar e participação de Carmen Salinas
Outro detalhe inusitado desse caso, é que a “breve” passagem de Babio pela prisão se deve a interferência da atriz mexicana Carmen Salinas. De acordo com Spanic, a ex- assistente foi representada por cinco advogados pagos pela veterana de 78 anos, na época. “E essa moça, María Celeste, tinha cinco advogados de defesa, todos pagos por Carmen Salinas, uma atriz mais velha daqui”, afirmou Spanic em uma entrevista concedida ao portal Uol em 2013.
Em 2010, a veterana chegou a comentar publicamente sobre o caso de envenenamento de Spanic e afirmar tudo se tratava de um golpe publicitário orquestrado pela atriz. “Se ela tem dúvidas, talvez eu tenha mais dúvidas porque não tenho o prazer de conhecer a jovem [que envenenou] e espero que não seja assim”, disparou na época. “O que eu peço a Gaby, é que ela reflita sobre as acusações que tem contra a pobre jovem, porque é muito triste ver que o seu pai perdeu não sei quantos quilos”, finalizou