Ornamentação tradicional do Natal, os presépios são essenciais para a celebração dessa festividade, principalmente entre católicos. Feitas de diversos materiais e formas, as figuras representam o momento do nascimento de Jesus Cristo. Em 2023, essa tradição alcançou um marco importante, pois neste ano faz 800 anos que o primeiro presépio foi criado.
Apesar de muito comum nos lares brasileiros, pouco se sabe sobre a origem desse rito católico. A teoria mais aceita entre os cristãos é que o hábito de representar o nascimento de Jesus Cristo por meio de estatuas foi criado no ano de 1223 por São Francisco de Assis. De acordo com a lenda, o santo foi contra as regras da Itália, onde não era permitido que fossem feitas representações litúrgicas nas paróquias, e criou o primeiro presépio em uma gruta na cidade de Greccio, na Itália. Na época, o frade acreditava que ao fazer a representação ele ajudaria os fiéis a entenderem melhor como teria acontecido o nascimento de Jesus.
Essa marca importante dessa tradição católica não passou despercebida em Belo Horizonte. Neste ano a Casa Fiat de Cultura, homenageou o santo que inventou presépio com uma estátua da 9ª edição do Presépio Colaborativo. Para saber mais sobre essa ação clique aqui e confira