A banda de rock australiana AC/DC anunciou, neste sábado (16), a morte do seu primeiro baterista, Colin Burgess, de 77 anos. A causa da morte não foi divulgada.
“Muito triste saber do falecimento de Colin Burgess. Ele foi o nosso primeiro baterista e um músico muito respeitado. Lembranças felizes. Rock in peace, Colin”, escreveu a banda nas redes sociais.
Nascido em 1946, em Melbourne, na Austrália, Colin Burgess ingressou no AC/DC nos primórdios da banda, ao lado dos guitarristas Angus Young e Malcolm Young, o baixista Larry Van Kriedt e o vocalista Dave Evans.
Ele chegou à banda após passagem pelo grupo The Masters Appprentices, entre 1968 a 1972.
O baterista fez parte do AC/DC durante um curto período, entre 1973 e 1974, mas nunca deixou de ser lembrado na formação original da banda, que se tornou uma das maiores do gênero no mundo.
Bebida batizada?
Burgess foi expulso da banda, em 1975, após se apresentar drogado durante um show.
Em entrevistas ao Metal Voice, Dave Evans, o primeiro vocalista do AC/DC, disse que Burgess estava “fora de si” e que estava “tentando tocar bateria com um copo de cerveja na mão”.
De acordo com a biografia do AC/DC, escrita por Mick Wall, o baterista desmaiou no palco e não concluiu o show. De acordo com Burgess, sua bebida teria sido ‘batizada’, fazendo com que caísse de cara no chão no meio de uma música.
Em 1975, ele teve um breve retorno ao AC/DC após seu substituto, Phill Rudd, ter machucado a mão.
O AC/DC lançou seu álbum de estreia, “High Voltage”, em 1975, marcando o início de uma jornada que transformaria a banda em uma das mais influentes do hard rock mundial.
Apesar de já ter saído da banda na época, Colin Burgess participou de algumas demos iniciais do álbum, incluindo a faixa “Can I Sit Next to You, Girl?”, lançada como single em 1974.
“Black in black”
Burgess é o terceiro ex-AC/DC a morrer. O vocalista Bon Scott foi o primeiro, quando morreu por asfixia devido ao vômito após uma noite de bebedeira e uso de drogas, em fevereiro de 1980, aos 33 anos.
A música “Back in Black”, um dos maiores sucessos do AC/DC, é uma homenagem a Bon Scott, que foi substituído por Brian Johnson, em 1980. Em tradução para português, o título da música significa “preto no preto”, em referência ao luto pelo ex-vocalista.
Malcolm Young, um dos fundadores da banda ao lado do irmão Angus Young, morreu em 18 de novembro de 2017, aos 64 anos, por demência.
*Com informações de CNN