Ouvindo...

Silvio Santos completa 93 anos e coleciona momentos desafiadores; relembre

O apresentador já foi refém de um sequestro e também enfrentou câncer de pele em sua trajetória de vida

Silvio Santos comemora 93 anos de vida nesta terça-feira (12)

Silvio Santos, um dos maiores apresentadores da televisão brasileira, completa 93 anos de idade nesta terça-feira (12). Mas, para chegar até aqui, o fundador do SBT enfrentou momentos desafiadores ao longo da vida, como a morte de sua primeira esposa, câncer de pele e até mesmo por um sequestro. Relembre!

Morte da primeira esposa

Silvio Santos oficializou a união com Maria Aparecida Vieira Abravanel, Cidinha, em 1952. Eles se tornaram pais de Cintia Abravanel e depois adotaram Silvia Abravanel. No entanto, o apresentador passou 15 anos mantendo o casamento em sigilo para promover a imagem de galã cobiçado.

A esposa morreu em 22 de abril de 1977, vítima de um câncer no estômago. Anos depois, ele confessou o arrependimento. “Quando eu me lembro da minha mulher que morreu, e quando eu me lembro que eu dizia ser solteiro. Quando eu me lembro que eu escondia as minhas filhas para poder ser o galã, para poder ser o herói”, declarou, na época.

“Quando eu falo com a minha consciência, eu acho que é uma das coisas imperdoáveis que eu fiz, diante da minha imaturidade”, refletiu.

Silvio Santos e esposa Cidinha

Câncer

Em 2013, Silvio Santos retirou a próstata preventivamente e, em entrevista à revista Veja na época, contou sobre o processo. “No dia 4 de julho do ano passado [2013], tirei a próstata. Ainda está pingando urina sem eu querer. Estou com raiva. Tenho de usar uma cueca especial que é um espetáculo. Não é fralda, tem um tecido que absorve o líquido. É comprada aqui nos Estados Unidos”, afirmou ele.

Além disso, em 2014, o apresentador foi diagnosticado com câncer de pele após um acidente. “Sofri uma batida aqui na perna direita que acabou originando um câncer de pele, então meu médico fez uma incisão. Não fiquei internado nem nada, fui até o consultório do doutor Miguel [Srougi], ele deu uma anestesia e tirou o tumor. Isso foi há três meses. Voltei a andar na esteira todo dia aqui em Orlando”, disse Silvio à revista.

O problema continuou em 2016, quando o empresário apareceu em fotos com uma mancha na testa e recebeu novamente o diagnóstico de câncer em dezembro. Ele fez o tratamento no Brasil antes de embarcar para Orlando, na Flórida (EUA), eogo depois, em janeiro de 2017, Silvio foi visto com uma cicatriz no local.

Silvio Santos removeu um tumor na testa após diagnóstico de câncer de pele

Sequestro

No dia 30 de agosto de 2001, dias após Patrícia Abravanel ter sido sequestrada, o mesmo homem - Fernando Dutra Pinto - fez Silvio Santos de refém em sua própria casa. Na época, o apresentador pagou meio milhão de reais para libertar a filha, mas no seu caso foi feita uma negociação que durou quase oito horas.

A princípio, o comandante da Polícia Militar entrou na casa para conversar com Fernando, que resolveu libertar todas as pessoas da casa, mantendo apenas o apresentador refém. Depois, ele concordou em se entregar.

“Qualquer família que for sequestrada, eu garanto que a melhor solução é pedir o auxílio policial”, disse Silvio, na época, em uma declaração que deu na porta de sua casa à imprensa após o sequestro.

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.