Ouvindo...

Anahí, do RBD, abandona show em São Paulo e fala sobre infecção renal: ‘dores insuportáveis’

Cantora precisou deixar o palco após sentir muitas dores, além de febe alta e calafrios

Cantora precisou deixar o palco após sentir muitas dores, além de febe alta e calafrios

A cantora Anahí do grupo mexicano RBD deixou o palco na noite dessa sexta-feira (17), durante apresentação da banda em São Paulo, após relatar uma infecção renal que provocou ‘dores insuportáveis’, além de febre e calafrios. Em comunicado público nas redes sociais, ela se desculpou e agradeceu o carinho de todos.

“Obrigada pelo carinho Brasil e peço desculpas por ter que sair, faltando quatro músicas para finalizar o show.”

Anahí relata que de acordo com os exames de sangue e ultrassom foi detactada uma ‘infecção renal grave, com muita inflação e dor.’

A artista conta que está passando mal há alguns dias com ‘dores insuportáveis nas costelas, costas e cabeça, além de febre muito alta e calafrios.’

‘Meu coração está em pedaços porque é realmente o que eu menos desejaria’, lamentou Anahí nas redes sociais.

A cantora afirma que está sendo avaliada por equipe médica.

‘Estou nas mãos dos médicos e neste momento pensando no mais importante que é a saúde.’

Entenda a doença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a nefrite (conhecida popularmente como infecção renal), é uma condição renal complexa, que demanda atenção e compreensão para ser tratada de maneira eficaz. O termo é utilizado para descrever um conjunto de doenças que causam uma inflamação nos glomérulos, que é a principal unidade de filtração do rim.

“A inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso. Existe a nefrite intersticial, que afeta o tecido entre os túbulos renais e pode ser causada por infecções ou reações a medicamentos, e a nefrite glomerular – mais conhecida como glomerulonefrite ou glomerulopatia. Essa última envolve os glomérulos.”

De acordo com o médico nefrologista e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, José A. Moura Neto, a nefrite apresenta-se em formas agudas e crônicas, cada uma com características distintas.

Os sintomas da nefrite incluem inchaço (edema) nas pernas ou rosto, pressão arterial elevada, presença de sangue ou proteína na urina, fadiga e diminuição do débito urinário. O dr. José explica ainda que a gravidade dos sintomas varia conforme o tipo e a natureza da condição.

O nefrologista cita fatores de risco ligados ao desenvolvimento da nefrite:

  • Infecções;

  • Doenças autoimunes (como o lúpus);

  • Diabetes;

  • Pressão arterial alta;

  • Neoplasias;

  • Uso de certos medicamentos;

  • Histórico familiar de doença renal.

Diagnóstico da nefrite

O diagnóstico requer uma análise abrangente, incluindo exames de sangue, urina e imagem, como ultrassonografia. Em casos suspeitos, a biópsia renal pode ser necessária. A dosagem de creatinina, um simples exame de sangue, pode indicar alterações na função renal, auxiliando na diferenciação entre os tipos de nefrite.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022